Educação

Jovens reivindicam melhorias à cidade e ao ensino em passeata

Motivados pela 1ª Semana do Estudante de Guarulhos, muitos saíram às ruas para reinvidicar melhorias para a cidade e ao ensino nas escolas da rede pública

Estudantes da cidade caminharam pelas ruas do Centro na manhã desta quarta-feira motivados não só pelo interesse em resgatar a história do município, mas com o intuito de reivindicar melhorias para a cidade e ao ensino nas escolas da rede pública.

Mobilizados em menção à primeira Semana do Estudante, que tem como tema "Juventude, o futuro é agora", mais de 80 alunos da escola estadual Sebastião Walter Fusco, no Jardim Cumbica, deram início à ação. Partiram da praça Getúlio Vargas e seguiram até o marco zero, na avenida Dom Pedro I, com faixas e instrumentos musicais.

A estudante Vanessa Lucas, 14 anos, ressalta que a passeata é uma forma de fazer com que a cidade não passe despercebida pela população em seus pontos históricos. "Estamos exercendo o papel de cidadão e alertando quanto a necessidade de melhores condições nas escolas, na cidade, além de respeito ao meio ambiente", frisa.

Jéssica Esteves, 14, aponta que é preciso mencionar ainda a importância do professor para a sociedade. "Os professores precisam de mais respeito e condições de trabalho", disse.

Atividades – A partir das 14h de hoje acontece um debate na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, sobre a relação entre jovens e professores. A Semana do Estudante também inclui a Feira Estudantil, hoje e amanhã, das 10h às 22h, no Adamastor Macedo. Haverá oficinas de vídeo, exposições e orientação profissional. No Adamastor também acontecerá, amanhã, o debate "Juventude é atitude: Perspectivas de um novo futuro". Já no domingo, das 9h às 18h, acontece o lançamento do projeto "Grafite é Cidadania", que reunirá oficinas de cultura na Comunidade Anita Garibaldi, na Ponte Alta.

O campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo fica na estrada do Caminho Velho, 333, Pimentas. O Adamastor Macedo fica na avenida Monteiro Lobato, 734, na região central da cidade.

Posso ajudar?