Além de resgatar o poder de investimento de Guarulhos, o prefeito eleito Guti (PSB) pretende também recuperar a condição econômica da cidade perdida nos últimos anos com a queda de seu PIB (Produto Interno Bruto). Para recolocar o município entre as dez principais economias do País, ele entende que a melhor alternativa é dialogar com o empresariado independente do porte de seu empreendimento.
“Vamos dialogar muito com o empresariado, fomentar a grande indústria, fomentar o pequeno comerciante que é esse que dá emprego e gera a renda nas famílias. Aí existe uma série de fatores numa série de programas que queremos fazer pra que a gente consiga aumentar a capacidade contributiva”, explicou o pessebista.
O prefeito eleito ressalta que esta operação de retomada econômica pode ser realizada sem que haja aumento na carga tributária ou impostos. Guti afirma que vai investir esforços para que as empresas instaladas na cidade possam ser mantidas, além de trabalhar na busca por outras para serem abrigadas em território guarulhense.
“Sem aumentar os impostos. Isso é possível através do estancamento do sangramento das empresas que estão indo embora e trazer novas. Estarei em reunião com grandes empresários pra que a gente possa falar sobre isso também”, concluiu.
Guarulhos ocupava até o final do último ano, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a 9ª posição no PIB nacional e a 2ª no estado de São Paulo. Entretanto, o município, que conta com pouco mais de 1,3 milhão de habitantes, foi superado neste ranking de avaliação pelas cidades de Osasco, que tem cerca de 700 mil habitantes, e Campinas, com 953 mil moradores, e passa a ocupar atualmente o 4º posto no estado e o 13º no País com uma produção interna de R$ 49,4 bilhões.