O ex-primeiro-ministro francês Alain Juppé anunciou hoje que não substituirá François Fillon como candidato à presidência do país pelo Partido Republicano, de centro-direita.
Pesquisas recentes mostram que o antes favorito Fillon poderá ser derrotado no primeiro turno da eleição presidencial da França, após ter sua campanha prejudicada por um escândalo envolvendo a contratação irregular de familiares para cargos públicos.
Vários integrantes da equipe de campanha de Fillon – incluindo aliados de Juppé – renunciaram na semana passada, alimentando especulação de que o ex-premiê estaria se preparando para assumir a candidatura presidencial em seu lugar.
Juppé, que ficou em segundo lugar nas primárias do Partido Republicano vencidas por Fillon em novembro, disse que a campanha está num impasse, mas ressaltou que ele próprio não conta com apoio suficiente para entrar na corrida presidencial.
“Eu confirmo de uma vez por todas que não serei candidato à presidência da República”, disse Juppé.
Ontem, Fillon afirmou que não há alternativa para sua candidatura e se recusou a deixar a disputa.
Os principais membros do Partido Republicano, incluindo Fillon, terão reunião ainda nesta segunda-feira para discutir a situação.
O primeiro turno da eleição presidencial na França será em 23 de abril. Se necessário, um eventual segundo turno será realizado em 7 de maio. Fonte: Dow Jones Newswires.