Economia

Juros caem com dólar e notícias sobre volta da CPMF

Os juros futuros oscilam nesta quinta-feira, 27, em baixa. O recuo é induzido pela queda do dólar, após uma trégua nas perdas das bolsas da China e melhora do cenário internacional. Mas operadores também dizem que a notícias relacionadas a aumento de impostos no Brasil foram bem recebidas.

“Para a pessoa física, é péssimo. Para o governo, porém, é positivo na visão do mercado porque reforça a intenção de fechar as contas”, afirmou um operador. Ele se refere, entre outras informações, à publicada pelo Broadcast, de que o projeto de retorno da CPMF ganhou força.

Fontes ouvidas pelo serviço de notícias em tempo real da Agência Estado confirmaram que o envio de uma Proposta de Emenda Constitucional ao Congresso faz parte de um conjunto de medidas de aumento de tributos em discussão na elaboração do Orçamento da União de 2016.

No exterior, as bolsas da China interromperam uma sequência de quedas – o índice Xangai Composto subiu 5,34%, depois de acumular perdas de 23% nas cinco sessões anteriores -, o que trouxe alívio aos mercados em todo o mundo.

Pela manhã, os investidores digeriram ainda a notícia de que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 3,7% no segundo trimestre de 2015, conforme mostrou a segunda estimativa, acima da previsão (3,3%) e da primeira leitura (2,3%).

Às 10h45, o DI para janeiro de 2017 apontava 13,90%, ante 13,96% no ajuste de ontem. O DI para janeiro de 2021 tinha taxa de 13,72%, de 13,76% no ajuste anterior.