Saúde

Justiça de Guarulhos condena plano de saúde a indenizar viúva de homem que morreu após fugir de hospital

O plano de saúde NotreDame Intermédica foi condenado em uma decisão da Justiça de Guarulhos a indenizar a viúva de um homem que fugiu de um hospital da rede, localizado no bairro da Mooca, em março de 2021. Segundo o texto, houve “falha na prestação do serviço” por parte da equipe.

O paciente passou por uma cirurgia por conta de uma infecção provocada pela covid-19. No dia seguinte ao procedimento, o homem fugiu e foi encontrado em confusão mental. Ele chegou a ser socorrido, mas faleceu devido a uma parada cardiorrespiratória.

“Embora o hospital não pudesse manter coercitivamente internado o paciente que, sendo maior de idade, se evadiu, é certo que, diante dos riscos de seu quadro de saúde de F. e dos indícios de confusão mental, no mínimo, seus familiares deveriam ter sido informados do quanto ocorrido, até porque o estabelecimento tinha o contato da autora”, relata a decisão.

“Entendo equitativa e justa a fixação da indenização em R$ 70.000,00 (setenta mil reais), tendo em vista que o valor não deve ser tão alto que represente enriquecimento ilícito, mas também não tão ínfimo que não represente real repreensão aos que praticaram o ato ilícito ora reconhecido”, complementa.

Cabe recurso à decisão.

Posso ajudar?