No último dia de audiências do orçamento 2013 na Câmara, a Coordenadoria de Igualdade Racial, com orçamento de R$941.100,00 previsto para 2013, apresentou quatro diretrizes para a execução orçamentária. Entre elas estão a inclusão social da população negra, a valorização da cultura afro-brasileira e africana na cidade de Guarulhos, o fortalecimento das políticas de igualdade racial, bem como a implementação das políticas de saúde da população negra e indígena. A coordenadoria visa também tornar o Parque Nacional do Sítio da Candinha referência nacional da cultura negra.
A coordenadora responsável, Edna Maria Santos Roland, apresentou algumas ações realizadas e as atividades previstas para o próximo ano. "Nossa estrutura é limitada, mas temos buscado recursos junto ao governo Federal", falou ela.
No decorrer de sua explanação, Edna destacou o Centro Xikelela. "Queremos tornar o centro uma referência", disse. Além dos fóruns desenvolvidos pela Igualdade Racial. "O principal fórum será o processo de conferência nacional, a terceira delas vai ocorrer no próximo ano", explicou.
A organização de dados do censo sobre a situação social, cultural e econômica da população negra e indígena e a busca de parcerias pelo desenvolvimento da coordenadoria foram alguns pontos destacados. De acordo com a secretária, é preciso fortalecer o órgão, que é responsável pela execução das políticas pela promoção da igualdade racial.
Algumas atividades serão desenvolvidas no próximo ano, dentre elas a Conferencia Regional/Municipal de políticas de promoção da igualdade racial, o encontro dos povos ciganos, o mapeamento das casas de candomblé e umbanda do município e as pesquisas sobre povos indígenas em Guarulhos com base no censo 2010. O custo total é estimado em R$150.000,00.