Mais conteúdo, uma versão esportiva com visual diferenciado e mudança no design. Estas são as novidades da linha 2012 do novo Ford Ka, apresentado pela Ford na última semana e que chega em agosto às concessionárias da marca, com preço a partir de R$ 24.500.
Com objetivo de manter a liderança no segmento de hatches compactos de três portas – detém cerca de 30% desse mercado e sendo um dos veículos mais vendidos da linha Ford, – o Ka 2012 oferece vários equipamentos de série em todas as suas versões e teve ainda uma reformulação na sua oferta, diminuindo para 11 as opções de catálogos.
À primeira vista, a principal novidade do Ka 2012 é o seu novo visual frontal, dentro da evolução do design Kinetic, que a Ford adotou em seus modelos, marcado nessa segunda fase do modelo pela grade trapezoidal ampla incorporada ao para-choque.
Conforme a versão, há equipamentos que modernizam mais o modelo, entre os quais, faróis de neblina integrados, repetidores laterais de seta de direção e rodas de liga-leve aro 14.
Apesar da mudança na frente do veículo, há novos detalhes de acabamento em todas as partes. Na traseira, além de um aplique preto com refletores na base do para-choque, as lanternas e o brake-light tem novas lentes translúcidas escurecidas, de efeito diferenciado. A tampa do porta-malas tem também uma nova régua, mais larga.
Na lateral, destacam-se as novas rodas de liga leve de 14 polegadas, opcionais na versão Pulse, assim como as novas molduras laterais, de material injetado e na cor da carroceria. As calotas trazem dois novos desenhos, para as versões Fly e Pulse. Os repetidores dos piscas integrados aos retrovisores estão no catálogo Pulse.
A versão Fly oferece de série travas e vidros elétricos, além da direção hidráulica como opcional. Já a Pulse conta de série com o kit Class (ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas) e, opcionalmente, rodas de liga leve, som MyConnection e airbags.
Disponível em cinco cores – vermelho Bari, preto Ebony, azul Noronha, branco Ártico e prata Geada – o Ka 2012 traz os mesmos motores ZetecRocam Flex: 1.0 de 69 cv (com gasolina) e 73 cv (com etanol), e 1.6 de 102 cv (gasolina) e 107 cv (etanol).
Visual Diferenciado
Para competir numa faixa de mercado de veículos com aparência esportiva, a Ford lança também o Ka Sport, nova nomenclatura do modelo equipado exclusivamente com motor 1.6. Além do novo design, ele tem visual diferenciado e equipamentos de efeito aerodinâmico.
O design inclui faixas esportivas no capô, no teto e tampa do porta-malas. Outra faixa nas laterais ressalta a nomenclatura Sport, estampada nas portas. Reforçam o visual esportivo um spoiler dianteiro, saias laterais e aerofólio na cor do veículo, além das rodas de liga leve de 15 polegadas com design exclusivo, pintadas na cor cinza London Gray, com pneus 195/55 R15.
O interior também recebeu tratamento diferenciado. Os bancos, com figurino do tipo concha, vêm com tecidos exclusivos em dois tons (preto e cinza), com o logotipo Sport bordado nos encostos dianteiros. O volante é esportivo na versão sem airbag (que é opcional). Os mostradores do painel trazem um grafismo exclusivo.
Além da cor exclusiva laranja Ibiza com faixas preto fosco, o Ka Sport 2012 oferece outras combinações: branco Ártico com faixas pretas, prata Geada com faixas pretas, preto Ebony e vermelho Bari com faixas brancas .