Assim como os campeões Sebastian Vettel, Ayrton Senna, Nelson Piet, Michael Schumacher, Felipe Massa, Rubinho Barrichello e Emersn Fittipaldi, entre outros, crianças e adolescentes também sonham em, um dia, subir no pódio mais alto da elite do automobilismo mundial e encontraram no kart o principal meio de "moldá-los" para a proeza. O estudante Enzo Bortoleto Oliveira da Silva é um deles. Aos 13 anos, Enzo – que mora em São Paulo – já tem à disposição uma equipe de profissionais e muita coragem para enfrentar os 130 quilômetros por hora atingidos pelo seu carro. "Quero ser um campeão e vou dar tudo de mim nas pistas", disse à reportagem, que acompanhou uma de suas corridas pela Copa São Paulo de Kart Granja Viana 2011 – Adendo 2º. Em 2012, ele deverá competir por duas ou três vezes na Itália e uma nos EUA.
Enzo começou no kart aos seis anos, mas se afastou das pistas e, somente há cerca de 10 meses, retornou ao esporte.
Os treinos acontecem duas vezes por semana e, quando há provas, os treinamentos são mais intensos e passam a acontecer de terça-feira a sexta-feira. "O kart não é brincadeira, é a faculdade do piloto, é uma profissão; além de ser um esporte caro. Para ter ideia, um jogo de pneus custa em média R$ 400,00 e dura cerca de 20 voltas. A cada treino, Enzo dá 200 voltas", explicou o pai do piloto, o empresário Lincoln Oliveira da Silva.
Mirim (PMK)
Para pilotos entre 6 e 8 anos
Cadete (PCK)
Para pilotos entre 8 e 11 anos
Júnior Menor (PJMK)
Para pilotos entre 10 e 13 anos
Júnior (PJK)
Para pilotos entre 12 e 14 anos
Novato (PK)
Para pilotos iniciantes no kart e com mais de 14 anos
Graduado B (PGKB)
Para pilotos com mais de 14 anos promovidos das categorias PJ e PK ou com diploma obtido em escola de kart reconhecida pela CBA
Graduado A (PGKA)
Para pilotos promovidos pela PGKB
Sênior B (PSKB)
Para pilotos com idade mínima de 25 anos
Sênior A (PSKA)
Para pilotos PGKB ou PGKA que atingiram a idade mínima de 25 anos ou foram promovidos da PSKB
Super Sênior (PSSK)
Para pilotos com mais de 40 anos
"Kart no Brasil está voltando a se levantar", diz Giaffone
Ex-piloto da Fórmula Indy e, hoje, na Fórmula Truck, Felipe Giaffone, proprietário do Kartódromo Internacional da Granja Viana, em Cotia, disse não ter dúvidas que o "kart no Brasil está voltando a se levantar". Anualmente, o Granja Viana realiza 11 corridas, cada uma com cerca de 300 pilotos divididos em 15 categorias. "Destes, 80 visam o automobilismo profissional", afirmou.
Aos 36 anos, Felipe frisa que o kart foi feito para adultos (os primeiros surgiram nos EUA logo após a Segunda Guerra Mundial), mas que existem os específicos para crianças. "Não tem nada a ver com brincadeira de criança, como muita gente diz", afirmou. Um kart preparado para crianças atinge 70 km/h.
O kart de locação vem apresentando crescimento muito rápido no País. O esporte retomou o crescimento a partir do final da década de 1990, com o Kart Indoor. "O esporte vem crescendo muito e movimenta milhões de reais anualmente no Brasil", enfatizou, sem entrar em datalhes sobre valores.