Representantes dos municípios do Alto Tietê, incluindo prefeitos e secretários, se reuniram na noite de sábado com o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, para discutir ações emergenciais, além de medidas de médio e longo prazo para o enfrentamento às chuvas, que afetam a região e atingem os municípios ao longo do rio Tietê.
Durante a reunião, o prefeitos ligados ao Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) solicitaram a liberação de recursos emergenciais para a execução de obras como muros de contenção, tapa buraco e aduelas, para ajudar a conter os deslizamentos e alagamentos na região.
Os representantes do Condemat solicitaram ainda o reforço nas doações de cestas básicas, materiais de higiene pessoal e limpeza, colchões, entre outros itens para atender famílias que estão em abrigos provisórios nos municípios.
A abertura das comportas da Barragem da Penha voltou a ser solicitada pelos prefeitos, para dar mais vazão às águas que estão represadas, em especial nos municípios de Guarulhos e Itaquaquecetuba, assim como a necessidade do desassoreamento do Lote 4 do Rio Tietê.
A parceria com o Governo do Estado na concessão de aluguel social para famílias que vivem em áreas de risco, além de construção e finalização de moradias populares, também foram abordadas durante a reunião.
Por fim, os prefeitos solicitaram a prorrogação do programa Bolsa Trabalho, previsto para se encerrar neste mês. Atualmente o programa tem mais de 3 mil beneficiários na região, que servem como mão de obra para as prefeituras e têm sido fundamentais nas ações de enfrentamento às chuvas e atendimento à população.
Após ouvir todas as demandas, Kassab se comprometeu a intermediá-las junto às principais pastas competentes, bem como a buscar soluções imediatas para atender aos prefeitos.
Participaram da reunião os prefeitos Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba), Márcia Bin (Poá), Carlos Chinchilla (Santa Isabel) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano), além dos secretários de Infraestrutura Urbana Mogi das Cruzes, Alessandro Silveira; de Obras de Guarulhos, Francisco Carone e de Administrações Regionais de Guarulhos, Bruno Gersósimo.