Em meio a especulações sobre seu estado de saúde, a princesa britânica Kate Middleton foi vista em público neste fim de semana juntamente com o seu marido, príncipe William, parecendo "felizes, relaxados e saudáveis", conforme noticiaram os tabloides britânicos <i>The Sun e Daily Mail</i>.
Sem participar de compromissos oficiais desde o Natal, a princesa de Gales está afastada de sua vida pública desde o dia 16 de janeiro, quando foi submetida a uma cirurgia abdominal planejada, segundo a família real, sem revelar mais detalhes sobre o procedimento.
De acordo com a imprensa britânica, Kate foi vista no sábado, 16, com o marido em uma loja localizada a cerca de um quilômetro de sua casa em Adelaide Cottage, em Windsor, que fica a 40 quilômetros de Londres. Uma testemunha citada pelo <i>The Sun</i> disse que "depois de todos os rumores que têm circulado, fiquei surpreso ao vê-los ali".
Kate estava fazendo compras e parecia feliz e bem, disse a testemunha. "Os filhos não estavam com eles mas é um bom sinal que ele esteja bem para ir às compras", afirmou a fonte, que falou sob condição de anonimato. O casal também teria passado a manhã de domingo, 18, assistindo aos filhos, Charlotte, George e Louis, praticando esportes.
Embora o Palácio de Kensington tenha afirmado que o retorno de Kate aos eventos oficiais da família real só está previsto, pelo menos, para depois da Páscoa, o <i>The Sun</i> sugeriu que a princesa pode estar planejando o seu retorno aos compromissos públicos para 31 de março, domingo de Páscoa, quando a família real britânica tradicionalmente vai a pé até a igreja para assistir a uma missa.
Por outro lado, o especialista em família real Phil Dampier declarou ao <i>Daily Mail</i> que embora muitas pessoas fiquem felizes em saber que Kate está fora de casa, outras pessoas "estarão dizendo que se ela está bem o suficiente para ser vista pelo público, então por que não podemos saber o que há de errado com ela?".
No dia 10 de março, Kate Middleton publicou uma foto com seus três filhos – oficialmente, uma publicação em homenagem ao Dia das Mães no Reino Unido. Horas depois da divulgação da imagem, agências de notícias internacionais encontraram indícios de manipulação, e a princesa de Gales posteriormente reconheceu publicamente que editou a fotografia, multiplicando as especulações frenéticas sobre a ausência da futura rainha de eventos públicos.