O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, John Kirby, afirmou nesta quinta-feira, 12, que não existe qualquer plano de enviar o Exército americano para atuação no conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Já o apoio em relação à capacidade de defesa israelense foi reforçada.
"Israel deixou claro que não quer tropas estrangeiras em seu território. Eles querem executar essas operações por conta própria, e têm todo direito de fazer isso. Temos especialistas no país oferecendo orientações, como na recuperação de reféns. Mas não há planos nem intenção de colocar tropas americanas em combate. E não há interesse dos israelenses, Israel deixou claro que isso não seria bem-vindo", afirmou Kirby, em coletiva de imprensa na Casa Branca nesta tarde. "Vamos fazer tudo que pudermos para melhorar as capacidades de defesa deles", acrescentou.
O porta-voz também voltou a afirmar que não há evidência específica de que Teerã esteja envolvido com os recentes ataques a Israel. "Mas não ignoramos o fato de que o Irã já apoiou o Hamas e outras redes terroristas. Não se trata de estarmos relutantes em falar da cumplicidade, já falamos sobre o Irã apoiar grupos terroristas", disse.