A checa Petra Kvitova protagonizou neste sábado a maior “zebra” da chave feminina de Wimbledon até agora. Atual campeã, a número dois do mundo levou uma inesperada virada da sérvia Jelena Jankovic, pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 6/4, e se despediu do Grand Slam britânico de forma precoce, logo na terceira rodada.
A derrota surpreende não apenas porque Kvitova venceu a última edição. Mas também porque ela vinha defendendo seu título com sobras. A checa arrasou suas duas primeiras adversárias na chave, com direito a “pneu” nos dois jogos. Na estreia, fechou a partida em apenas 36 minutos.
E, neste sábado, ela repetia as atuações sólidas diante da experiente Jankovic, ex-número 1 do mundo, ao menos no set inicial. Após vencer a primeira parcial, Kvitova quebrou o saque da rival no segundo set e abriu 4/2, praticamente encaminhando a vitória.
Até que Jankovic finalmente “entrou” na partida. E iniciou uma forte reação. A ex-líder do ranking devolveu a quebra e empatou o set. E, em seguida, obteve nova quebra de saque para fechar a parcial e forçar a disputa da terceira.
A tenista sérvia cresceu ainda mais no set decisivo e pressionou Kvitova. Irregular, a atual campeão passou a errar mais – foram 21 contra 11 de Jankovic em toda a partida. A checa nem sequer ameaçou o saque da rival. Mais confiante, a sérvia só precisou de uma quebra para ter vantagem novamente e buscar a vitória, em duas horas de confronto. Nas oitavas de final, Jankovic vai encarar a polonesa Agnieszka Radwanska.
Kvitova não foi a única a decepcionar os fãs neste sábado. Antes dela, a alemã Sabine Lisicki foi eliminada de forma contundente pela suíça Timea Bacsinszky. Finalista em 2013, Lisicki perdeu por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. Com bons resultados na grama de Londres, a alemã não caía tão cedo em Wimbledon desde 2008, quando tinha 18 anos e foi eliminada na rodada de abertura. Nas oitavas, Bacsinszky vai duelar com a romena Monica Niculescu.
Completando os confrontos da terceira rodada da chave feminina, a bielo-russa Olga Govortsova derrotou a eslovaca Magdalena Rybarikova por 7/6 (7/4) e 6/3. Govortsova enfrentará a norte-americana Madison Keys na sequência.