Mundo das Palavras

LÍDERES DO SEMESTRE

Confira coluna Alta Roda do jornalista especializada em indústria automobilística Fernando Calmon

 

Ao término do melhor primeiro semestre em vendas da
história, houve mudanças significativas em alguns dos 16 segmentos em que esta
coluna Alta Roda divide o mercado. Com a dinâmica de lançamentos e o
redirecionamento das preferências dos compradores, stations pequenas saíram da
classificação porque apenas dois modelos estão disponíveis: Palio Weekend e
SpaceFox. Três opções é o mínimo necessário. Peruas médias e grandes, embora
vendam menos que as compactas, ainda têm oferta de oito modelos.

Utilitários esporte avançaram sobre stations, monovolumes,
sedãs e até hatches. Por isso, sua base foi subdividida entre compactos (ainda
crescerá bastante) e médio-compactos. Também mudou o critério classificatório
de carros esportivos e puramente esporte. Estes precisam de chassis específicos,
sem derivar de automóveis comuns. Curiosamente, o esportivo líder, Veloster,
dispõe no exterior de motor de 204 cv, mas a Hyundai-CAOA se limita a oferecer aqui
apenas o mesmo motor do HB20 (128 cv). Mesmo assim, vende bem.

Há ainda novos campeões ou que recuperaram posições: Honda
Civic, Ford EcoSport, BMW Série 5 e 6, Porsche Panamera, JAC 6 (único chinês a
liderar) e BMW Z4. Segmentos cujas vendas mais encolheram foram os de stations
médias e grandes, 80%; modelos de topo, 59%. Importados, de modo geral, tomaram
grandes tombos. Desde o mexicano Fiat 500 (queda de 65%) até o recordista, o
chinês Lifan 320 (menos 94%).

Ranking a seguir, que Paulo Garbossa, da ADK, compilou, classifica
por distância entre eixos, largura e, secundariamente, preço. Baseia-se em percentual
dos emplacamentos e inclui apenas modelos e segmentos mais representativos.

 

Compactos: Gol/Voyage, 16%; Palio/Siena, 13%; Uno/Mille, 9%; Onix/Prisma,
7,4%; Fiesta hatch/sedã, 6,7%; HB20/X/S, 6,6%; Fox/CrossFox, 6,3%; Logan/Sandero,
5%; Classic, 4%; Celta, 3,5%; Etios hatch/sedã, 2,8%; Cobalt, 2,7%; Punto/Linea,
2,4%; March/Versa, 2%; C3/DS3, 1,6%; Ka, 1,59%; 207/208, 1,57%; City, 1,52%; Agile,
1,42%; Clio, 1,41%. Gol/Voyage continuam firmes.

Médio-compactos: Civic, 18%; Corolla, 17%; Cruze hatch/sedã, 16%;
Focus hatch/sedã, 10%; Golf/Jetta, 9%; Peugeot 308/408, 6%; Fluence, 5%; i30/Elantra,
4%; C4/Pallas/DS4, 3,4%; Bravo, 3,3%. Civic retoma a ponta.

Médio-grandes: Fusion, 29%; BMW 3, 22%; Mercedes C, 18%; Azera,
9%. Preço ajuda o Fusion.

Grandes: BMW 5/6, 35%; Mercedes E/CLS, 23%; Jaguar XF, 12%. Boa
arrancada do BMW.

Topo: Panamera, 47%; BMW 7, 15%; Jaguar XJ, 12%. Panamera
recupera liderança.

Stations médias e
grandes
:
Freemont/Journey, 76%; Passat, 7%; Jetta, 4%.
Líderes pelo preço.

Monovolumes pequenos: Fit, 32%; Spin, 29%; Idea, 18%. Fit
ameaçado.

Monovolumes médios: J6, 30%; C4 Picasso, 29%; Mercedes B, 25%.
Liderança incerta.

Picapes pequenas: Strada, 51%; Saveiro, 28%; Montana, 18%.
Strada imbatível.

Picapes médias: S10, 31%; Hilux, 23%; Amarok, 14%. S10 ainda
avança.

Utilitários esporte compactos: EcoSport, 60%; Duster, 35%; Jimny,
1%. Como previsto.

Utilitários esporte médio-compactos: Tucson/ix35, 33%;
Sportage, 13%; ASX, 12%. Líderes folgados.

Utilitários esporte médio-grandes: Hilux SW4, 40%; Santa Fe,
13%; Sorento, 10%. Hilux consolidada.

Utilitários esporte grandes: Pajero Full/Dakar, 44%; Edge, 21%;
Discovery, 11%. Liderança tranquila.

Esportivo: Veloster, 65%; Camaro, 20%; SLK, 8%. Definido pelo
preço.

Esporte: BMW Z4, 50%; Boxster/Cayman, 26%; 911, 12%. Líder
bastante firme.

 

RODA VIVA

 

PRODUÇÃO da
indústria automobilística continua em forte recuperação. Alavancada por
substituição de importações e recuperação de exportações, teve primeiro
semestre recorde: 1,86 milhão de unidades. Vendas internas de 1,8 milhão de
veículos também em nível inédito. Estoques subiram para 39 dias, quatro além do
limite normal. Ano será bom, porém menos do que se esperava.

IMPORTADO do
México, Fiesta sedã 2014 recebeu atualizações de estilo e no interior. Colocado
no topo do segmento de compactos, mantém preços competitivos entre R$ 49.990 e
R$ 58.990, na versão Titanium, câmbio automatizado de duas embreagens e seis
marchas, além de sete airbags. Linhas harmoniosas e fluidas acabam por limitar
espaço no banco traseiro e no porta-malas (465 litros; concorrentes, mais de
500 litros).

DIREÇÃO de
assistência elétrica, suspensões bem calibradas e motor de 1,6 l/130 cv (etanol)
– mais potente entre os compactos e ainda assim com nota A/Inmetro de menor
consumo – proporcionam realmente prazer ao dirigir o Fiesta sedã. Seu câmbio
automatizado se destaca, mas os bancos dianteiros têm assento curto, o que em
viagens longas causam desconforto.

RENAULT também
entrará na onda de câmbios automatizados. Terá ainda novo motor de 3 cilindros,
que ajudará na recuperação do antes hegemônico motor de 1 litro, hoje
estabilizado em 40% de participação no mercado total (já foi 71%, em 2001).
Junta-se a VW, Hyundai, Kia, Ford, PSA Peugeot Citroën e, possivelmente, GM.
Fiat não dispõe dessa configuração no portfólio atual.

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[email protected] e www.twitter.com/fernandocalmon

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