Apoiar e desenvolver projetos e novas tecnologias associados as áreas de software, protótipos e engenharia avançada. Este é o principal objetivo do Laboratório de Pesquisa Científica Eniac Innovation, inaugurado recentemente no Colégio e Faculdade Eniac. “A ideia é estimular alunos do Eniac e a comunidade a buscarem soluções inovadoras com propósito de soluções atuais e futuras”, explica o professor Douglas dos Reis, coordenador do Eniac Innovation.
Segundo Douglas, o laboratório pode ser usado pela comunidade, principalmente pelas empresas da região, que poderão apoiar os projetos em andamento ou propor novas soluções. “Este espaço é mantido através de convênios participativos. A instituição cede o espaço e toda infraestrutura necessária para o início das atividades. Cabe a outros parceiros contribuírem com as futuras necessidades que todo laboratório de pesquisa necessita”, informa o coordenador.
O laboratório está capacitado com recursos estruturais e de softwares para o desenvolvimento de projetos de caráter prototipado, ou seja, amostras físicas e simulações em ambientes virtualizados. “Acreditamos que estes recursos são a base para o desenvolvimento de projetos de inovação e tecnologia e relevância internacional”, diz o professor.
Douglas explica que empresas parceiras, através do investimento e apoio a pesquisas acadêmicas, serão parte integrante desse desenvolvimento. Elas devem apresentar seus problemas para uma banca de pesquisadores para uma avaliação. Outro procedimento é apoiar financeiramente ou estruturalmente – com máquinas, equipamentos ou dispositivos os projetos em andamento. “O conhecimento pioneiro e prévio das soluções inovadoras é o afã de toda empresa que pretende continuar à frente de seus concorrentes. O ambiente desenvolvido nos laboratórios de pesquisa garantem este diferencial. Outro aspecto de extrema relevância é o apoio social aos futuros talentos que são gerados”.
O Eniac Innovation conta atualmente com oito projetos em desenvolvimento em seu laboratório de pesquisas, com a participação de 30 alunos. Os projetos são: Dispositivos de inclusão urbana (seis projetos de acessibilidade); Software de inclusão acadêmica e avaliação de ensino (dois projetos) e Sustentabilidade voltada a projetos acadêmicos (dois projetos em análise).
O laboratório de pesquisas é gerenciado por um grupo de professores e pesquisadores, que podem pertencer ou não ao quadro do Eniac. A seleção dos projetos está associada ao perfil dos pesquisadores e a necessidade apresentada pela comunidade. “As áreas de acessibilidade urbana e o desenvolvimento de software são marcas consolidadas dentro do Eniac”, informa Douglas.