Em meio à alta nas taxas de energia elétrica do país, leitores do GuarulhosWeb flagraram por volta das 10h30 da manhã desta quarta-feira (1) parte das Luzes do Bosque Maia acesas.
O morador da região central de Guarulhos André Felipe, de 27 anos, ficou indignado com o que viu “isso é uma falta de respeito com o cidadão que paga seus impostos em dia, e no dia a dia, acaba vendo seu suado dinheiro sendo jogado fora pela má gestão dos recursos do município. É uma total negligência com o controle dos gastos públicos, que acaba prejudicando áreas carentes que necessitam de mais investimentos”.
Até a publicação desta matéria a Prefeitura não enviou nenhuma resposta ao questionamento enviado pelo GuarulhosWeb
Como dar o exemplo
Em 2 de março as tarifas de energia elétrica na cidade foram reajustadas pela EDP Bandeirante, a revisão extraordinária de valores foi definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Segundo a empresa índice aprovado é de 32,18%, sendo 24,89% relativo à revisão econômica e 7,29% referente aos componentes financeiros do processo tarifário anterior.
O consumidor deve ficar atendo a sua conta, em um médio período pode ser percebido um acréscimo de 25,12%, sendo 34,99% para os clientes atendidos em alta e média tensão e 17,83% os consumidores atendidos em baixa tensão.
A EDP ressaltar que a revisão extraordinária foi determinada, principalmente, por fatores alheios ao controle da companhia, como o aumento do custo com a compra de energia, os encargos setoriais, em especial a Conta de Desenvolvimento Energético – CDE e a atualização do dólar.
A EDP disponibilizou algumas dicas para que a utilização eficiente seja uma prática realizada durante todo o ano todo.
Ventilador
Um ventilador de teto com potência de 120W, ligado 8 horas por dia, representará um consumo médio mensal de 30 kWh. Por isso, ao sair do ambiente, desligue o equipamento. Dê preferência à ventilação natural, abrindo portas e janelas.
Ar-condicionado
Para que o ar-condicionado não consuma mais energia do que o necessário, o recomendado é vedar todas as possíveis saídas de ar do ambiente, fechando as portas e as janelas. Siga a orientação do fabricante e mantenha-o sempre livre de sujeira e impurezas que possam atrapalhar seu funcionamento adequado. Se utilizado o mês todo, 8 horas por dia, o consumo no período pode variar entre 160 e 260 kWh dependendo da potência térmica do equipamento (BTU/h).
Fiação elétrica interna
Verifique periodicamente se a rede elétrica interna está em boas condições e dimensionada à quantidade de carga elétrica utilizada na residência. Vale ressaltar que a utilização de adaptadores deve ser evitada, pois o acúmulo de ligações na mesma tomada pode causar o seu aquecimento e ocasionar a chamada “fuga de corrente”, desperdiçando energia.
Chuveiro
Um dos vilões do consumo de energia pode ter seu potencial reduzido durante os dias mais quentes. Devido à alta temperatura, é possível mudar a chave do chuveiro elétrico para “verão”. Essa simples ação pode economizar até 30% de energia. Vale lembrar também que o tempo ideal para um banho completo deve ser em média de 8 minutos.
Refrigeradores
Evite abrir e fechar a porta da geladeira ou freezer constantemente. Isso faz com que o calor entre e o equipamento precise trabalhar mais, aumentando o consumo de energia elétrica. Verificar a borracha de vedação sempre que possível é recomendado.
Iluminação
Durante o dia, aproveite a luz natural. Faça a substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescente compactas ou LED. Comece a troca nos cômodos em que mais se utiliza a iluminação. Se você usa umas lâmpadas incandescentes de 100W, ao substituí-la por uma fluorescente de 32W você estará economizando cerca de 60% de energia.
Outras dicas sobre utilização eficiente da energia elétrica estão disponíveis na Agência Virtual da EDPwww.edp.com.br.