Conhecida como principal reduto comercial no setor automotivo de São Paulo, a Avenida Duque de Caxias, na região central da Capital, abriga diversas opções de produtos e serviços ligados à linha automotiva. Fomos até lá conferir como está o mercado de acessórios. Buscando melhorar o desempenho e conforto do motorista ou mesmo a estética do veículo, a procura por alguns itens segue em alta.
Para o consumidor que busca diminuir o gasto de energia e personalizar a iluminação interna e externa de seu veículo, a "bola da vez" são as lâmpadas de LED. No mercado automotivo popular há pouco tempo, esses diodos emissores de luz (da sigla LED – em inglês) já eram usados em alguns modelos de semáforos e sinalizadores de aviso, substituindo as tradicionais lâmpadas incandescentes, de durabilidade menor. É possível adicioná-lo nas lâmpadas de ré, lanterna, freio e setas de todos os tipos de veículo, leves ou pesados – para isso, basta consultar o manual do proprietário e verificar o tipo mais adequado ao veículo.
Anteriormente utensílio apenas de carros de luxo, agora o adicional ,que proporciona um efeito de luz branca à iluminação do carro, pode ser adquirido a preço popular. Nas lojas da Duque de Caxias, o par de lâmpadas pode ser encontrado entre R$ 25 e R$ 65, dependendo do modelo desejado. A instalação é à parte. Além disso, são resistentes a vibrações e a alta temperatura, o que aumenta a sua vida útil. Esse alto rendimento e a grande durabilidade fazem do LED um ótimo substituto para as lâmpadas comuns e isso deve mesmo acontecer a médio ou em longo prazo. É o que também acredita Raul, proprietário da Quero Quero Peças e Acessórios. "O futuro vai ser LED. As lâmpadas comuns não têm resistência, queimam muito fácil", disse.