Cidades

Lançada campanha em defesa dos jovens negros

O tema é "A juventude negra quer viver"

A Coordenadoria da Juventude (CJ) realizou, na última sexta-feira, no Paço Municipal o lançamento da campanha "A juventude negra quer viver", que tem por objetivo manter uma articulação permanente entre os jovens negros, a sociedade civil organizada e o poder público municipal, com a finalidade de construir uma nação sem racismo e sem extermínio dos jovens, especialmente afrodescendentes. Ações como criação de debates, seminários, entre outras, são propostas para a continuidade dos trabalhos em prol da vida dos jovens.

Segundo dados do Mapa da Violência de 2010, do sociólogo Julio Jacobo, o crescimento do número de jovens mortos nos últimos anos foi significativo se comparado a anos anteriores. Se a cada 100 mil jovens (entre 15 e 24 anos) 30 deles morriam por homicídio em 1980, o número saltou para 50,1 em 2007. Entre os negros, a situação é ainda mais alarmante. Em 2002, morria 1,7 negros entre 15 a 24 anos para cada jovem branco da mesma faixa etária. Em 2007, essa proporção saltou para 2,6 para 1.

A cidade de Guarulhos ocupa o 403º lugar entre os mais de três mil municípios de onde foram apurados os dados da taxa de homicídio da população jovem de 15 a 29 anos. Dentro do estado de São Paulo, Guarulhos está em 21º entre as 369 cidades que foram apuradas.

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela campanha e outras atividades relacionadas à Coordenadoria da Juventude podem ser obtidas pelo telefone 2408-5604.

 

Posso ajudar?