Cidades

Lançado em Guarulhos o programa Escola que Protege

O programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, ligado ao campus Guarulhos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), iniciou nesta terça-feira, 17, o programa de extensão Escola que Protege.

Baseado no princípio da tecnologia social, o programa envolve 153 profissionais da cidade de Guarulhos (entre educadores, gestores da educação, profissionais da saúde e da assistência social) para a produção de conhecimento com a participação direta da comunidade. Os materiais gerados poderão ser utilizados e multiplicados junto a diversos setores que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

O programa se baseia nas ações de uma importante rede internacional de pesquisa, com ramificações na Inglaterra, na Holanda, no México e nos Estados Unidos, que acumula pesquisas e ações voltadas para a intervenção na qualidade de vida das crianças e adolescentes que nascem e crescem nas periferias das grandes metrópoles.

O programa é coordenado pelo professor Marcos Cezar de Freitas, que também ministra alguns módulos de formação, acompanhado pelos pesquisadores em formação no Grupo de Pesquisa e Estudo sobre Criança e Infância (GRUPESCI), que funciona no Campus Guarulhos. Ele abrange bolsistas de iniciação científica, mestrandos do programa e estagiários de Pós-Doutorado, além de mobilizar os próprios professores da pós-graduação em Educação e Saúde.

Posso ajudar?