Criado para ser referência em design, qualidade, segurança, eficiência e economia de combustível, o New Fiesta Harch dá sequência à renovação da linha de produtos da Ford em um mercado de alto volume.
Entre suas novidades, o veículo traz duas avançadas opções de motores da família Sigma – o 1.6 16V TiVCT Flex com duplo comando de válvulas variável e independente e o 1.5 DOHC 16V Flex, ambos de alumínio e com sistema eletrônico de partida a frio Ford Easy Start, sem a necessidade de reservatório de gasolina. São os mais potentes e econômicos em sua faixa.
O New Fiesta Hatch 2014 tem ainda o conforto e a versatilidade da transmissão automática PowerShift e é o único a oferecer, na versão Titanium, sete airbags. Traz ainda, conforme a versão, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de conectividade SYNC e a chave programável MyKey, outra tecnologia exclusiva de segurança. O lançamento do novo carro no Brasil é praticamente simultâneo ao da Europa, e ocorre antes dos Estados Unidos e da Ásia, reforçando a sua modernidade.
Desempenho e economia
O motor Sigma 1.6 TiVCT Flex do New Fiesta traz várias inovações que contribuem para o seu nível superior de eficiência e economia. Além do duplo comando de válvulas variável e independente, que funciona tanto na admissão como na exaustão, ele utiliza uma taxa de compressão de 12:1 otimizada para a eficiência e performance. Tem ainda pistões grafitados, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade e novos componentes que reduzem o consumo de energia.
O motor Sigma 1.6 TiVCT desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina, respectivamente, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h. No consumo, conta com a classificação A de eficiência do INMETRO/CONPET: faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade e roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada, na versão PowerShift.
O novo motor Sigma 1.5 DOHC Flex tem 16 válvulas e potência de 111/107 cv com etanol e gasolina, respectivamente. Este moderno motor, também em alumínio, tem um conjunto mecânico que surpreende pelo rendimento e economia de combustível.
O New Fiesta Hatch 2014 é o primeiro veículo da marca a usar o sistema Ford Easy Start, que aquece a linha de combustível quando necessário para a partida a frio, através de sensores. Essa tecnologia dispensa a necessidade do reservatório (tanquinho) de gasolina e está disponível em todas as versões.
Transmissão manual e PowerShift
O New Fiesta 1.6 conta com transmissão manual IB5 ou a avançada automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem. A versão 1.5 utiliza a transmissão IB5 manual.
A transmissão PowerShift é única na categoria e oferece um novo padrão de conforto e desempenho. Sua tecnologia de dupla embreagem, usada pela primeira vez em compactos no Brasil, garante trocas suaves e sem interrupção de torque, com grande eficiência, silêncio, conforto e durabilidade. Junto com o motor, ela é responsável pela incomparável economia de combustível do New Fiesta, com padrão A de classificação do INMETRO/CONPET.
Além disso, permite a seleção de diferentes modos de condução, de acordo com o estilo do motorista: D, para trocas de marcha suaves e econômicas; S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e preparado para retomadas; e manual sequencial SelectShift, para o motorista usar a faixa de rotação de sua preferência.
Segurança e tecnologia
O New Fiesta Hatch 2014 inova também em itens de segurança, conforto e tecnologia, como o sistema de conectividade SYNC, disponível para as versões 1.6, que permite total interação com telefone celular e músicas por comando de voz em português. A versão 1.5 conta com o sistema MyConnection Gen. 3, com conexão USB e Bluetooth.
O veículo é campeão em segurança veicular. Tem carroceria fabricada com a aplicação de aços ultrarreforçados e é o único do segmento a oferecer 7 airbags, incluindo um de joelho para o motorista, na versão Titanium. Nas demais versões, o carro é equipado com dois airbags desde a primeira oferta de catálogo.
Outras tecnologias que contribuem tanto para a segurança como para a dirigibilidade, disponíveis nas versões 1.6, são o controle de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa, além de freio ABS de última geração. A chave programável MyKey é outra tecnologia exclusiva para a personalização no uso do veículo, nas versões SE e Titanium.
Design e esportividade
O New Fiesta traz a nova linguagem de design Kinetic 2.0 da Ford, aplicada também no Novo Fusion e no Novo EcoSport. A ampla grade dianteira é um dos seus elementos marcantes, junto com os para-choques envolventes, capô esculpido e faróis de desenho sofisticado. A lateral exibe um perfil ágil, com vincos que destacam o jogo de luz e sombra. A traseira curta tem aerofólio integrado na tampa do porta-malas e para-choque com elemento inferior em preto, que acentuam a esportividade.
Todos esses atributos foram incluídos para criar um desenho fluido e arrojado, que também confere grande eficiência aerodinâmica ao veículo. A carroceria conta com seis cores supermodernas para todas as versões, com uma tecnologia global de pintura que garante ao mesmo tempo alto brilho, resistência e profundidade: azul Califórnia, vermelho Arizona, vermelho Vermont, branco Ártico, preto Bristol e prata Dublin.
O interior, de estilo "cockpit", exibe um acabamento primoroso. Esse cuidado pode ser notado tanto na modernidade do seu estilo como na ergonomia e nos materiais de revestimento, de toque suave e agradável em todas as versões.
O painel traz uma tela multifuncional integrada nas versões SE e Titanium com o sistema SYNC. Os mostradores, de visual moderno, são claros e iluminados na cor "Ice Blue", presente nos novos carros globais da marca. A alavanca de câmbio oferece comodidade, assim como os demais comandos para o motorista. A versão Titanium também inclui bancos e volante revestidos em couro.
Completo e competitivo
O New Fiesta 2014 é oferecido em quatro versões: 1.5 S e SE e 1.6 SE e Titanium. O New Fiesta S 1.5 vem com: duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e 3 anos de garantia, por R$38.990.
O New Fiesta SE 1.5 acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$42.490.
O New Fiesta SE 1.6 vem também com controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, vidros elétricos com abertura e fechamento global, sistema SYNC com comandos de voz em português e controles no volante e rodas de alumínio de 15 polegadas. Com transmissão manual, sai por R$45.490, e por mais R$3.500 (ou R$48.990), é possível levar a versão PowerShift.
O New Fiesta Titanium 1.6, topo de linha, vem com sete airbags, bancos e volante em couro, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e rodas de alumínio de 16 polegadas, por R$51.490 na versão manual e R$54.990 na PowerShift.
O New Fiesta é econômico também na manutenção, com a cesta básica de peças mais econômica do segmento e um plano de seguro oferecido pelos Seguros Ford em parceria com a Mapfre, que tem preço médio de R$1.855 em São Paulo, sem perfil do condutor.