Ele marca a entrada da marca alemã em um novo segmento de mercado, o que mais cresce no mundo: o dos sedãs compactos. Chega oferecido pelo valor de R$ 116.200,00.
O GuarulhosWeb foi conhecer de perto o modelo na apresentação do A3 Sedan à imprensa brasileira nesta quarta-feira, em um teste drive de quase 300 quilômetros, entre São Paulo e Porto Feliz, no interior, por estradas alternativas em um trajeto muito interessante. Além do visual, que segue as linhas dos demais modelos Audi, foi possível atestar como o sedan se sai no pé,com o motor 1.8 TFSI, potência de 180 cv e 250 Nm de torque máximo, combinado com o câmbio S tronic de sete marchas e dupla embreagem.
Conforme aponta a Audi, mesmo sendo um sedan, o modelo mantém o DNA esportivo, traço característico da marca. Números do fabricante apontam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h. Durante o teste drive, não foi difícil atingir marcas próximas dos 200 km/h e conseguir ótimas recuperações em trechos de serra e curvas seqüenciais.
A Audi, porém, exagera quando apresenta números de consumo de combustível. Segundo a divulgação, o consumo combinado (cidade e estrada) é de 17,8 km/l. Durante o teste drive, expondo o carro a condições limite, mas a maior parte em rodovias, o número final no computador de bordo ao final dos primeiros 150 km foi de 11,5 km/l de gasolina.
Chama a atenção a agilidade e o desempenho do A3 Sedan nas mais diversas condições. Com a suspensão apontada para o modo esportivo – Dynamic – no sistema Audi Drive Select, o carro fica um pouco mais duro, mas bastante preciso na condução em estrada, estando sempre à mão com alto grau de precisão e segurança, mesmo naquelas curvas mais fechadas com o ponteiro apontando acima de 100 km/h. Quando utilizado o modo Comfort, ele ficou bem mais macio, mas um pouco mais solto. Há ainda os modos Auto, Efficiency e Individual, acionados de forma bastante simples a partir de um botão no centro do painel abaixo do volante.
O Audi Drive Select se baseia no controle eletrônico de estabilidade (ESC), que torna a condução ainda mais ágil, precisa e estável. Caso a roda do lado interno da curva perca demasiadamente a tração, a unidade de controle do sistema a freia suavemente e com precisão. Dessa forma, o torque excedente é transmitido para a roda externa. Ao mesmo tempo, a tração adicional ajuda o condutor a esterçar o carro para o interior da curva. A versão básica desse sistema regula o pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S tronic.
Visual
O A3 Sedan tem 4.456 milímetros de comprimento, distância entre eixos de 2.637 mm, 1.796 mm de largura e 1.416 mm de altura. São dimensões bastante interessantes e que apresentam algumas diferenças em relação ao modelo Hatchback, o que faz dele um carro com características próprias.
No design, destaque para faróis em forma de cunha com a borda inferior ondulada. Nos módulos xenon plus, luzes de uso diurno em LEDs formam um contorno luminoso visualmente uniforme nas bordas superior e inferior. As lanternas de sinalização direcional ficam no canto interno, sob uma faixa cromada.
A grade de moldura única, com os cantos superiores recortados, é preta. Seus elementos horizontais e os anéis da Audi são claramente tridimensionais. Uma refinada moldura cromada cerca a grade. A seção inferior do para-choque se afina para formar uma borda deslocada para frente. Barras verticais salientam as entradas de ar, tornando-as tornam tridimensionais e os faróis de neblina de série ficam alojados nos cantos dessas entradas.
O Audi A3 Sedan não tem nenhum painel metálico em comum com os modelos irmãos A3 e A3 Sportback. Até mesmo a parte inferior do capô foi redesenhada. Seu contorno proeminente complementa as linhas fluidas dos faróis. A 'linha tornado' nitidamente traçada – uma borda que contorna toda a lateral do carro – divide a área sob as janelas e uma linha similarmente dinâmica acima das soleiras se estende para o alto, no sentido da traseira.
Essas duas linhas envolvem as laterais do veículo e o jogo de luzes e sombras dá destaque à essa região do veículo, dotando o A3 Sedan com uma personalidade atlética e muscular. Os arcos das rodas ficaram consideravelmente mais salientes e, como num carro-esporte, os espelhos retrovisores externos com indicadores de direção em LEDs são montados nas portas. A distribuição dos volumes da carroceria com o compartimento dos passageiros é de dois terços para um – proporções típicas da Audi.
Em termos estruturais, o Audi A3 Sedan fica entre o design típico de um notchback e o de um conversível. Seu teto curvado se inclina elegantemente no sentido da traseira e se incorpora sem divisões à linha de ombros. Essa transição expressa a personalidade dinâmica do carro. A tampa compacta do porta-malas termina em um arco pronunciado, formando uma borda de contorno e a lâmina do defletor traseiro.
A traseira do A3 Sedan é típica da Audi. Ela é nitidamente tridimensional e mostra uma transição contínua do para-choque para a placa. As ponteiras duplas do escapamento são cercadas por um inserto difusor. A largura do veículo é ainda mais acentuada pelas grandes e achatadas lanternas traseiras, que se afinam para dentro. Guias luminosas formam arcos elegantes, equipados de série com luzes de freio adaptativas, que piscam rapidamente sempre que o motorista freia forte.
Interior
O interior do Audi A3 Sedan reflete o estilo externo. Uma curva longa e contínua acompanha o para-brisa, de porta a porta. Esta característica, conhecida como wrap around aparece nos modelos maiores da Audi. O esguio painel de instrumentos, à frente, reforça a impressão de espaço.
Os dois bancos dianteiros do A3 Sedan oferecem excelente apoio, graças às medidas precisas e contornos ergonômicos. O volante é de três raios, com controles multifuncionais e aletas para troca de marchas. Os dois grandes instrumentos redondos do painel são de fácil leitura. Entre eles fica a tela de 3,5 polegadas do sistema de informações DIS (Driver Information System). A tela colorida exibe informações úteis, ao mesmo tempo em que o programa de eficiência do DIS dá sugestões ao motorista para uma condução mais econômica. O sistema também emite os alertas recomendando paradas para descanso.
Como em outros veículos da Audi, a ergonomia do A3 Sedan é intuitiva. O sistema de operação do pacote de rádio MMI, com monitor extensível elétrico, é equipamento de série. Ele pode medir 5,8 ou 7 polegadas na diagonal, caso o carro conte ou não com o opcional de navegação. O painel de controle MMI foi posicionado acima do console central para criar um layout limpo e funcional. O freio de estacionamento eletromecânico, operado através de um botão, substituiu a antiga alavanca.
Com um design clássico, inspirado nos jatos, quatro grandes saídas de ar são um componente típico dos modelos compactos da Audi. O fluxo de ar é regulado empurrando o eixo central, variando desde amplamente disperso até bem concentrado. Girando os anéis, ouve-se um claro e preciso clique.
O Audi A3 Sedan oferece amplo espaço para cinco pessoas. Graças à grande distância entre eixos, o acesso ao interior é fácil e há bom espaço para as pernas, mesmo na traseira. Os apoios de cabeça em forma de L afetam pouco a visibilidade quando recolhidos. A capacidade do porta-malas, 425 litros, pode ser aumentada para até 880 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.
O assoalho do compartimento de bagagem é plano e a tampa do porta-malas permite uma ampla abertura para carregar ou descarregar.