Cinema

LANÇAMENTO – Com nova Fiorino, Fiat inicia aposentadoria da linha Mille

Por muitos e muitos anos, o Mille - que era Uno - foi o principal veículo popular do Brasil, responsável pela boa posição em vendas da fabricante, incluindo alguns modelos derivados como o utilitário Fiorino

Porém, com a obrigatoriedade de inclusão de airbag, entre outros itens de segurança nos automóveis fabricados no Brasil a partir de 2014, a família Mille tem os dias contados. Desta forma, o início da descontinuação da linha se dá com o lançamento do Fiorino 2014, que passa a ter a cara do Novo Uno. 

A Fiat garante que o Fiorino 2014, que chega por preços a partir de R$ 38.540,00, é um veículo inteiramente novo. Ganhou uma plataforma e um visual totalmente novo. Está maior, com outra motorização, acabamento e equipamentos depois de 23 anos de serviços prestados à reboque do antigo Uno, que passou a ser chamado de Mille anos atrás.

A chegada de uma plataforma mais atual e exclusiva fez com que ele realçasse ainda mais as suas boas características de veículo de trabalho. O Novo Fiorino cresceu no tamanho, ganhou maior capacidade para transportar cargas (agora leva até 650 kg) e recebeu uma nova motorização mais potente – 1.4 EVO flex -, o que aumenta a sua agilidade e versatilidade nos centros urbanos, garantindo que ele continue a ser a melhor opção tanto para as pequenas empresas quanto para os grandes frotistas.

A nova carroceria do Fiorino, projetada no Brasil pelo Centro Estilo Fiat, recebeu um visual com linhas mais fluidas e arredondadas, similares às do Novo Uno, que melhoraram a estética e a aerodinâmica do veículo. Totalmente remodelado internamente, ele ficou mais confortável e funcional, segundo o fabricante. Também chega ainda mais completo, com novos itens de segurança e conforto em sua lista de equipamentos.

O Fiorino 2014 vem equipado com um novo motor mais potente e econômico. O motor 1.4 EVO Flex tem excelente torque nas baixas rotações e baixíssimo consumo de combustível. Ele recebeu nota "A" no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do INMETRO, o que o coloca entre os mais eficientes e econômicos do país. Agora ele desenvolve potência de 85 cv a 5.750 rpm (gasolina) e 88 cv a 5.750 rpm (etanol); e seu torque é de 12,4 kgfm a 3.500 rpm (gasolina) e 12,5 kgfm a 3.500 rpm (etanol).

O Novo Fiorino 1.4 EVO Flex modelo 2014 passa a contar com duas novas cores sólidas (Vermelho Alpine e Preto Vulcano) que se juntam ao Branco Banchisa e a metálica Prata Bari.


Muito mais completo, ele traz uma lista de equipamentos que o deixam ainda mais confortável e seguro, com conteúdos inéditos no segmento de comerciais leves. Airbag duplo, freios ABS, sensor de estacionamento, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, rádio USB MP3/WMA com RDS, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para o motorista; brake light; para-brisas degradê, alça de segurança do lado passageiro, alerta de manutenção programada (luz espia), Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração), porta-luvas iluminado são alguns deles. Uma ampla lista, com itens que levam o bem-estar aos ocupantes a bordo do novo modelo.

Posso ajudar?