Cinema

LANÇAMENTO: F-Type, o esportivo britânico que chega para acelerar

A Jaguar lança no Brasil o F-TYPE, o novo esportivo de dois lugares, que tem motor dianteiro, transmissão central e tração traseira. Segundo o fabricante inglês, a máquina foi desenvolvida para proporcionar puro prazer de condução

As três versões de motorização disponíveis no Jaguar F-TYPE serão comercializadas no mercado brasileiro: F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE V8 S, que são equipadas, respectivamente, pelo novo motor V6 3.0 Supercharged a gasolina de 340 e 380 cv, e pelo V8 5.0 Supercharged, que desenvolve 495 cv.

Por fora, o F-TYPE apresenta a nova identidade dos modelos esportivos da Jaguar, com linhas mais simples, desenvolvidas com uma tecnologia especial, conforme demonstram o aerofólio e as maçanetas das portas embutidas na carroceria.

Trata-se de um carro concebido com base na quarta geração da consagrada arquitetura em alumínio de peso reduzido da Jaguar, que utiliza uma tecnologia pioneira na indústria automotiva. A aparência esportiva deu ao modelo o prêmio World Car Design of the Year, como o veículo de melhor design no ano.

O interior do F-TYPE foi concebido com uma filosofia orientada para o condutor, com controles atraentes e acabamento excepcional. Os materiais utilizados são produzidos com uma técnica exclusiva que realçam com distinção a cabine de dois lugares.

A versão V8 S acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e chega à velocidade máxima de 300 km/h. O F-TYPE S V6 de 380 cv acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge 275 km/h, enquanto que os valores para o F-TYPE são 5,3 segundos e 260 km/h.

Todos os motores transmitem a potência para as rodas traseiras por meio de uma transmissão de oito velocidades "Quickshift", com  opção de mudanças sequenciais SportShift. Sua posição ao centro permite um controle sequencial completo, da mesma forma que as borboletas posicionadas na parte de trás do volante.

Os modelos S dispõem também de um sistema de "escape ativo" e um programa Configurable Dynamics. Este permite ao condutor adaptar diversas das características dinâmicas às suas preferências pessoais e inclui cronômetro e uma função que mede as forças G de aceleração lateral e longitudinal.

O F-TYPE chega ao Brasil com os seguintes valores: F-TYPE: R$ 419.900; F-TYPE S R$ 479.900 e F-TYPE V8 S R$ 559.900

 

Detalhes

Um novo motor  V6 de 3,0 litros encontra-se disponível com 340 CV para o F-TYPE e com 380 CV no F-TYPE S. Ambos dispõem da mesma facilidade de aumento de rotação, com uma predisposição que encoraja os condutores a explorar tudo o que o veículo oferece.

Os modelos V6 juntam-se a um membro recente da família de motores Jaguar V8. Com uma potência máxima de 495 cv e 625 Nm o modelo F-TYPE V8 S, ele tem uma relação de peso/torque excepcional de 375 Nm/tonelada, acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h.

O F-TYPE S (V6 de 380 cv) acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 275 km/h.

Por sua vez, o F-TYPE (V6 de 340 cv) acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 260 km/h.

 

A transmissão automática Quickshift de oito velocidades que equipa todas as versões do modelo dispõe de relações próximas para um comportamento esportivo, proporcionando maior controle e prazer no momento da condução. O modelo com motor V6 S inclui também uma função de Controle de Largada (Dynamic Launch), que otimiza a aceleração no momento da largada.

DESIGN

Os veículos Jaguar sempre se distinguiram pela sua simplicidade fluida e musculosa, e o F-TYPE não é exceção, com formas definidas por duas linhas que moldam as alhetas dianteiras e traseiras.

Inspirado no C-X16 Concept apresentado em 2011, a dianteira do F-TYPE proporciona uma interpretação nova e arrojada, da qual sai o poderoso capô tipo concha com a sua elevação distinta e proeminente. Uma das linhas começa na frente, dissecando as grades em forma de guelra de tubarão nos extremos da grade antes de conduzir o olhar para a parte superior da alheta dianteira. Estas são realçadas pelos faróis bixenon e as luzes diurnas em LEDs integradas, continuando pelas portas e traseira do veículo, onde desaparecem com elegância.

Os faróis traseiros em LEDs criam um novo estilo de esportivo Jaguar, ao reinterpretar as linhas clássicas do passado, realçando, simultaneamente, a sua presença em estrada poderosa e o potencial esportivo da tração traseira ao envolver os extremos das abas dos paralamas traseiros.

A ênfase no envolvimento do condutor e as prestações esportivas do F-TYPE são reforçadas pelo design assimétrico de dois lugares da cabine. Prova disso é a maçaneta que se estende até abaixo do console central ao lado do passageiro. A utilização de materiais diferentes em ambos os lados do habitáculo proporciona uma diferenciação adicional, com um acabamento mais técnico no lado do condutor.

Inspirados nos cockpits dos aviões de combate, os controles foram ergonomicamente concebidos de acordo com a sua função. O seletor de velocidades SportShift, que controla a transmisão de oito velocidades também foi inspirado na aeronáutica. As grades de ventilação na parte superior do painel apenas são acionadas quando o condutor necessitar ou por meio de sofisticados cálculos de controle do próprio sistema de climatização, permanecendo discretamente ocultados em qualquer outra circunstância.

Posso ajudar?