Cinema

LANÇAMENTO – Jac traz a T8 e inaugura segmento de maxivans no Brasil

Uma pequena van que acomoda com conforto seis passageiros, além do motorista, e tem ainda um ótimo porta-malas. Assim é a T8, que a Jac traz para o Brasil para inaugurar o segmento que batizou de maxivan

Sem similar no mercado nacional, o Jac T8 foi apresentada nesta terça-feira à imprensa especializada em evento realizado na sede da empresa, em São Paulo. O GuarulhosWeb conheceu o carro durante teste drive, até Itu, no interior de São Paulo, tanto na condução como passageiros, experimentando o conforto dos bancos traseiros. Segundo o fabricante, a maxivan é oriunda de um segmento extremamente competitivo no mercado chinês, em que a marca é líder – o das vans de transporte de passageiros.

Ideal para empresas, hotéis e até táxis, o JAC T8 propõe-se a cumprir uma missão que nenhum modelo vendido no Brasil era capaz. As vans disponíveis no mercado são, na verdade, veículos utilitários como a MB Sprinter, Renault Master e Ford Transit, originalmente concebidos para o transporte de carga. Eles acomodam, em sua maioria, 15 pessoas ou mais. Mas nenhum conta com assentos confortáveis e espaçosos e sim pequenos bancos, colados e estreitos, que provocavam desconfortos em viagens mais longas.

Já o T8 é ideal para o mercado corporativo, no transporte de passageiros entre aeroportos e hotéis, por exemplo, com o máximo conforto e privacidade, com a possibilidade de levar um bom volume de bagagens. Os táxis disponíveis no mercado são insuficientes para transportar uma família inteira com suas malas a caminho do aeroporto. Nestes casos, muitas vezes, é necessário dispor de dois veículos para levar quatro ou cinco pessoas e suas bagagens. O T8 leva todos de uma única vez.

 

Com 5,1 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,97 metro de altura, o que torna a JAC T8 um veículo “compacto” para transporte de passageiros frente às vans, o modelo oferece toda a comodidade que suas supostas concorrentes não possuem. Ela é configurada no formato 2+2+3, onde as poltronas da fileira intermediária são individuais, reclináveis, removíveis e giram 360 graus.

O novo Jac será comercializado por R$ 114.990, um preço que até pode parecer alto. Mas não é. Vem completo. Equipado com bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico, teto solar, ar-condicionado com controle independente para o compartimento traseiro, luzes individuais de leitura, central multimídia com entrada USB e Bluetooth; entre outros itens.

 

A distância entre-eixos de 3,08 metros elimina quaisquer problemas quanto à acomodação das pernas de cada passageiro. E o melhor: atrás da última fileira de bancos, com o posicionamento “padrão”, o espaço para bagagem permanece generoso: são 1.310 litros, o que acondiciona malas de vários passageiros. Se necessário, todos os bancos traseiros podem ser retirados, revelando um espaço de carga digno de um furgão. Sem a última fileira de bancos, o espaço para carga sobe para 3.550 litros. Ou 4.800 litros se retirados também os dois centrais.

 

Trazendo ainda acendedores de cigarro e tomadas 12v de sobra, seis alto-falantes, rádio MP5 com antena externa e 6 porta-copos, não é só pela preocupação com os passageiros que a T8 quer ser reconhecida. O motorista que guiar a maxivan de luxo pode contar com volante revestido em couro com regulagem de altura, comandos multifunção e direção hidráulica. O veículo também inclui computador de bordo, abertura interna da tampa do tanque de combustível, retrovisores com acionamento elétrico e repetidor de seta, vidros elétricos, faróis com regulagem elétrica de altura, desembaçador traseiro, retrovisor interno antiofuscante, limpador traseiro com temporizador e quebra-sol com espelho de cortesia.

 

Performance

 

O motor 2 litros, com 16 válvulas e turbocompressor, assistido por intercooler, da T8 é mais do que suficiente para enfrentar os desafios do trânsito e das rodovias sem grandes esforços. Acoplado a uma caixa transmissão manual de seis velocidades, ele rende potência máxima de 175 cv a apenas 5.400 rpm, com o torque máximo de 260 Nm mantendo-se constante de 2.000 a 4.000 rpm. Essa receita permite ótimo equilíbrio entre performance e consumo de combustível, uma vez que a elasticidade do propulsor, associada às relações longas de marchas, garante uma dirigibilidade convincente – velocidade máxima de 165 km/h –, mesmo com o carro carregado, sem qualquer prejuízo à economia de combustível. Com uma capacidade de 80 litros no tanque de gasolina, a JAC T8 possui grande autonomia.

 

Sem nunca esquecer do conforto, o modelo possui suspensão dianteira com triângulos inferiores e superiores. Na traseira, que recebe o diferencial – a tração da T8 é nas rodas de trás –, a suspensão é constituída por um eixo rígido. Ambas contam com molas helicoidais progressivas e barras estabilizadoras. As rodas de 17” são em liga de alumínio com pneus 225/60 e os freios tanto dianteiros como traseiros são a disco ventilado com ABS e EBD.

           

Para não pecar em nenhum aspecto e alcançar bons resultados em conforto, desempenho e também segurança, o T8 vem com airbag duplo, cintos traseiros laterais de 3 pontos, travamento automático das portas à 15 km/h, sensor de estacionamento traseiro com câmera, portas com barras de proteção lateral, trava central e chave com destravamento remoto das portas, além de alarme antifurto.

 

Posso ajudar?