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LANÇAMENTO – Logan fica tão bonito que nem parece o Logan

A própria Renault reconhece que o Logan, seu sedan compacto lançado em 2007, não é assim um objeto dos desejos dos consumidores quando o assunto é o design.Tanto é assim que a o lançamento da versão 2014 tem como mote o slogan: “Acredite, é o Logan”.

O GuarulhosWeb participou do evento de apresentação do modelo, realizado nesta segunda-feira, na Bienal do Ibirapuera, local que se destaca por apresentar designs inovadores. E não é que o Logan ficou bonito? Sim. Tão bonito que nem parece o Logan.

O Logan sobreviveu no mercado brasileiro nestes seis anos graças à sua robustez e amplo espaço interno, além do baixo custo de manutenção. Só que ele figurava com o “patinho feio” entre os carros nacionais. Durante o evento de lançamento, até mesmo diretores da Renault admitiam em suas explanações que o novo Logan chegou para provar que o bom também pode ser bonito.

As mudanças são marcantes. Há mais de 70% dos componentes do Novo Logan totalmente novos, desde a plataforma até a carroceria e equipamentos internos. Somente os motores 1.0 16V e 1.6 8V, que se caracterizam pela eficiência e baixo consumo, são os mesmos.

O GuarulhosWeb andou com dois modelos, durante um rápido teste em estradas de Campinas, no interior de São Paulo, um com motorização 1.0 e outro com 1.6. Natural que o primeiro sofre um pouco mais em desempenho, principalmente nas saídas. Com ar condicionado acionado, não é para menos, fica frouxo. Mas nada de anormal, já que o modelo de entrada é voltado para um público que prima mais por economia e menos por desempenho. Dá para arriscar afirmar que o Logan basicão de entrada, por R$ 27.990 (pelado), vai brigar com o Chevrolet Classic, que é um pouco mais barato, mas já está bem defasado em termos de projeto (década de 90).

Já o 1.6 completinho, que custa entre R$ 39.440 e R$ 42.100, é perfeito para o que o Logan se propõe: um carro de família. O desempenho bastante satisfatório pode ser percebido desde as arrancadas como nas retomadas e velocidade em rodovia. Chegou a apontar entre 13 e 14 km/l abastecido com gasolina. Esta versão irá dar trabalho também para a Chevrolet, que tem nesta faixa dois modelos, o Prisma, que é um pouco menor, e o Cobalt, que acaba sendo um pouco mais caro.

 

O que mudou

Com linhas arredondadas na dianteira, traseira e lateral, o Novo Logan está mais sofisticado e segue a nova estratégia de design da Renault construída em torno da noção do ciclo de vida. Já em seu interior, o modelo chega com inovações no seu segmento, como o sistema Media NAV 1.2, com tela de 7” integrada ao painel, e o ar-condicionado automático. Além desses itens, piloto automático, limitador de velocidade, sensor de estacionamento e indicador de trocas de marchas são outras novidades do modelo.

O Novo Logan brasileiro teve algumas adaptações em relação à versão europeia, lançada recentemente, com a participação do Renault Design América Latina (RDAL), o primeiro estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano que fica em São Paulo.

Na dianteira, tudo novo e formas mais arredondadas. Visto de frente, o sedã ganhou imponência, com a adoção de um para-choque mais encorpado e envolvente. O conjunto traz faróis de duplos refletores e luzes indicativas de direção. Na grade frontal, destaca-se um friso cromado e o símbolo da Renault com mais evidência. Na parte inferior, a versão Dynamique tem moldura cromada, envolvendo os faróis de neblina. O capô agora tem dois frisos que descem em direção a cada um dos faróis, garantindo um visual harmônico e equilibrado ao sedã.

A traseira é marcada por lanternas que avançam sobre as laterais do veículo com elementos geométricos que realçam as luzes de ré e de freio. O logotipo da Renault está no centro da tampa do porta-malas e logo abaixo dele está inscrito o nome “Logan.

A nova carroceria não alterou o espaço interno, um dos pontos fortes do sedã da Renault. O Novo Logan apresenta uma importante vantagem em relação aos competidores diretos: as suas amplas medidas internas e externas. São 2,63m de distância entre-eixos, 4,35 m de comprimento, 1,73 m de largura(sem retrovisores) e 1,52 m de altura.

 

Inovação

Com o Novo Logan chega também o Media NAV 1.2, uma evolução do sistema lançado em 2012 que tem tela touchscreen de 7” integrada ao painel com as funções GPS, Bluetooth e rádio, que agora ganhaduas novas funções: Eco-Scoring e Eco-Coaching, além da visualização da temperatura externa.

A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que dá uma série de dicas para o condutor dirigir de modo mais econômico e ecológico.

O Media NAV 1.2 oferece conexão Bluetooth, na qual o motorista pode realizar ligações telefônicas para os contatos, ter acesso ao histórico de chamadas e deixar os números registrados no sistema, tudo com visualização pelo display. A transmissão de voz é feita pelos alto-falantes do veículo, o que oferece segurança ao condutor que precisa utilizar o celular enquanto dirige.

Outra ferramenta oferecida pelo Media NAV 1.2é o GPS. Para permitir que o motorista chegue ao seu destino sem ter problemas com o caminho, o sistema de navegação tem uma fácil programação de destinos e vasta lista de pontos de interesse. É possível programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. O sistema fornece a hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações. 

O Media NAV 1.2 tem entradas auxiliares (uma do tipo jacke outra para conexão USB/iPod) e pode funcionar em conjunto como comando satélite na coluna de direção para que o motorista não precise tirar a mão do volante para  trocar de música, atender chamadas e mudar as estações do rádio.

No centro do painel, ficam agrupados o equipamento de som e os comandos do sistema de climatização. Opcionalmente na versão Dynamique, o Novo Logan oferece ar-condicionado automático, item inédito no segmento, com um seletor da temperatura de fácil manuseio.

 

Motores

Dois diferentes motores fazem parte do portfólio da nova gama Logan: o novo 1.0 16VHi-Power, que equipa o Novo Clio e é nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e o 1.6 8V Hi-Power, adotado na linha em agosto de 2012.

O Novo Logan é o único da categoria a contar com propulsor de quatro válvulas por cilindro. Presente nas versões Authentique e Expression, o motor 1.0 16VHi-Power, traz uma série de inovações mecânicas. São 71 peças novas, como os pistões adequados para a nova taxa de compressão, que passou de 10:1 para 12:1, bomba de óleo, bielas e junta do cabeçote.

O propulsor 1.0 16VHi-Power desenvolve 80 cv (com etanol no tanque) e 77cv (abastecido com gasolina), sempre a 5.750 rpm. São 10,5 kgfm (etanol) e 10,2kgfm de torque máximo a 4.250 rpm (gasolina). No ciclo urbano, faz 8,1 km/l (etanol) e11,9 km/l (gasolina). E na estrada, a média de consumo fica em 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).

O Novo Logan é equipado com indicador de troca de marcha, um dispositivo no painel que mostra o momento em que o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, levando-se em conta sempre a economia de combustível e o estilo de condução de cada motorista.

A segunda opção de motor disponível no Novo Logan é o 1.6 8VHi-Power. São 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina. Em relação ao torque são 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. 

Vale ressaltar que cerca de 85% do torque já estão disponíveis a 1.500 rotações, o que significa para o consumidor arrancadas e retomadas mais ágeis, diferença que pode ser sentida no trânsito urbano e também em estrada, numa ultrapassagem, por exemplo.

Nova plataforma

As mudanças não foram apenas estéticas. É um carro completamente novo desde a carroceria, suspensões, direção, freios e sistema elétrico. A bitola dianteira, por exemplo, aumentou 27 mm e a traseira está 19 mm maior. A direção ganhou nova assistência variável. Tudo para dar mais precisão e estabilidade.

As suspensões do Novo Logan, dianteira e traseira, foram desenvolvidas de acordo com as condições de rodagem das ruas e estradas brasileiras. O conjunto dianteiro é do tipo MacPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados às molas helicoidais – nas versões equipadas com motor 1.6 Hi-Power, a suspensão dianteira ganha barra estabilizadora. Atrás, funciona um sistema semi-independente, composto por barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora.

Segurança

O Novo Logan sai de fábrica com airbagde série para motorista e passageiro em todas as versões. Também é de série o sistema ABS, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). O sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h, também contribui para a segurança

Os bancos dianteiros possuem o chamado efeito antimergulho que impedem que a pessoa passe sob o cinto em caso de colisão frontal. Os cintos de segurança retráteis de três pontos têm regulagem de altura (dianteiros) e limitadores de esforço integrado. Esse dispositivo, presente em todos os modelos da Renault, ajusta automaticamente a tensão do cinto em caso de colisão. Com isso, evita-seque o corpo da pessoa seja arremessado demasiadamente à frente, reduzindo ferimentos causados pela excessiva pressão do cinto contra o corpo.

As estruturas dianteira e traseira do monobloco do Novo Logan têm zonas de deformação progressiva, que amortecem os impactos. Na cabine, a coluna central e a travessa do teto são reforçadas; todas as portas possuem barras de proteção contra colisões laterais – as traseiras vêm com travas de segurança extras que impedem sua abertura por crianças. 

A coluna de direção, retrátil e dobrável, é posicionada a fim de evitar o seu contato com os joelhos do motorista. Em caso de batida frontal, suportes pendulares impedem a invasão do motor na cabine e o sistema de servofreio se deforma, movendo a pedaleira para baixo, evitando que os pedais atinjam os pés do condutor.

 

 

Versões e equipamentos

  • Authentique 1.0 16VHi-Power: R$ 28.990

– airbag duplo, ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), brake light, rodas 15’’, retrovisor na cor preta, maçanetas externas na cor preta, retrovisor com regulagem interna, para-sol com espelho cortesia, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível. Principais opcionais: direção hidráulica e ar-condicionado.

  • Expression 1.0 16VHi-Power – R$ 33.390
  • Expression 1.6 8V Hi-Power: – R$ 39.440

os mesmos equipamentos da versão Authentique mais ar-condicionado (1.6 8V Hi-Power), direção hidráulica, rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, banco traseiro rebatível 1/1, ar quente, desembaçador traseiro, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto. Principais opcionais: ar-condicionado (1.0 16VHi-Power), Media NAV 1.2 e sensor de estacionamento.

  • Dynamique 1.6 8VHi-Power: R$ 42.100

os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, limitador de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores,  banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro. Principais opcionais: Media NAV 1.2, sensor de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensor de estacionamento.

Todas as versões saem de fábrica com pneus 185/65 de 15 polegadas.

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