As versões mais completas, as LTZ, custarão R$ 47.190 (Onix) e R$ 49.990 (Prisma). Entre os concorrentes, são os únicos que contam com câmbio automático de seis velocidades, uma novidade para o segmento de carros compactos, que oferecem transmissão automática de quatro ou cinco velocidades ou automatizados.
No lançamento realizado nesta terça-feira, a Chevrolet também anunciou uma nova geração da transmissão manual de cinco velocidades para os dois modelos.
O veículo é equipado ainda com controle automático de velocidade no volante, além de oferecer uma nova tonalidade de acabamento externo, a Azul Sky. Outras novidades ficam por conta do volante em couro e do acionamento automático da abertura da portinhola do combustível e do porta-malas de dentro do veículo.
Já o modelo equipado com transmissão manual recebeu, na versão 2014 do Onix com motores 1.0 e 1.4 litro -, a segunda geração F1X, que conta com um novo conjunto de sincronizadores – triplo e duplo cones, possibilitando ao motorista engates com menor esforço e a possibilidade de trocas mais esportivas das marchas. Onix com o motor 1.4 litro também recebeu a ré sincronizada, que facilita a operação em manobra do veículo.
Desde que chegou ao mercado – em outubro de 2012 – o Chevrolet Onix têm trilhado uma história de sucesso na renovação do portifólio da marca no país oferecendo um novo patamar de qualidade, design e performance no que diz respeito à oferta de carros compactos.
Transmissão automática de seis velocidades é inédita no segmento
Seja para encarar as situações de trânsito na cidade ou para trafegar em velocidade de cruzeiro em uma estrada, a transmissão automática que equipa o Chevrolet Onix 2014, utiliza de forma inteligente todas as suas seis marchas, sempre entregando ao condutor um desempenho de excelência. É a tecnologia a serviço do conforto – respostas mais rápidas às mudanças de marchas e um baixo consumo resumem a proposta oferecida.
Conhecida de outros modelos da Chevrolet, como Cruze, Sonic e Spin, a transmissão GF6 chega à sua segunda geração com ainda mais tecnologia e eficiência. Sua formatação é o grande trunfo da engenharia de Powertrain da GM do Brasil que, de forma pioneira, oferece uma transmissão automática de seis velocidades em veículos de motorização 1.4 litro.
A exemplo de sua primeira geração, a GF6 conta com o sistema adaptativo de trocas de marcha, módulo de controle integrado – que elimina cabos entre o módulo e a transmissão -, e freio motor, dispositivo que mantém a marcha em uso mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador, conferindo maior controle e estabilidade do veículo. Somado a isso, a opção Active Select permite que o próprio condutor realize as trocas de marcha a seu modo, por meio dos controles localizados na alavanca de transmissão, conferindo mais esportividades à condução do veículo.
A segunda geração da transmissão GF6, no entanto, apresenta expressivas evoluções e melhorias que fazem diferença para o motorista do Onix 2014. Os números comprovam: o sistema é 0,5s mais rápido para marchas à frente e 0,7s nas reduções. Ou seja, desempenho até 50% mais rápido que a geração anterior.
Novos componentes internos da transmissão possibilitaram uma maior eficiência hidráulica e permitiram uma melhor estratégia de calibração que privilegiam o melhor consumo de combustível sem prejudicar o conforto. O câmbio possui sistema adaptativo, o qual permite que a transmissão se molde ao estilo de condução de cada motorista. Se o foco é mais desempenho e segurança nas ultrapassagens aliada à economia de combustível, a disponibilidade da sexta marcha é item fundamental que torna os modelos diferenciados para seus segmentos.
Ainda em relação ao desempenho, Onix mantém os bons índices da versão de transmissão mecânica de cinco velocidades: entrega 106 cavalos quando abastecidos com etanol e 98 cavalos com uso de gasolina, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e de 13,0 kgfm quando alimentado a gasolina, com a mesma rotação.
O Onix 2014 com transmissão automática movido a etanol acelera de 0 a 100 km/h em 12s0 e, em 12s7, quando movido a gasolina. A velocidade máxima do Onix com os dois combustíveis é de 171 km/h.
Trocas manuais ainda mais confortáveis
Se por um lado a oferta do câmbio automático beneficia àqueles motoristas que não dispensam conforto ao dirigir, a transmissão manual de cinco velocidades também recebeu importantes melhorias. A segunda geração do câmbio F1X contempla otimizações tanto para as versões 1.0 litro quanto 1.4 litro de Onix, com sutis diferenças.
A nova transmissão com o sistema de sincronização "Triple & Dual Cone" permite engates com menor esforço e trocas de marchas de forma mais esportiva. Essas melhorias são disponíveis para ambas as motorizações sendo que a 1.4 litro contempla ainda a sincronização da ré, facilitando o engate. Somado a isso, a utilização de novos rolamentos também otimiza o desempenho dos modelos, garantindo ainda menor consumo de combustível e melhores índices de vibração, ruído e aspereza.
A oferta de um pacote de itens de série é outro destaque. Em ambos, todas as versões trazem direção hidráulica, airbags frontais e freios ABS/EBD, sendo que o Prisma contempla ainda o sensor de estacionamento traseiro, uma característica mais associada aos sedãs.
Indo além dos itens mais tradicionais, a tecnologia de conectividade proposta pelo Chevrolet MyLink é uma tendência trazida com pioneirismo por Onix e Prisma e que, passo a passo, deve ser absorvida por cada vez mais um números maior de modelos, a exemplo do que já ocorreu com o Cobalt e o Spin. O sistema multimídia permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone). Além disso, possibilita ainda a configuração de algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências.
De fácil operação, o Chevrolet MyLink se destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar as configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, dentre outros. Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de demais informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.