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LANÇAMENTO – Renegade: O Jeep brasileiro vem aí

Ele tem sotaque pernambucano. Surge a partir de uma família de mineiros de descendência italiana. Mas o nome e o sobrenome são norte-americanos. Trata-se do Jeep Renegade, primeiro veículo que nasce na fusão entre a Fiat e a Chrysler, grupo que foi batizado de FCA – Fiat Chrysler Automobiles.  O carrinho que chega todo simpático entra na briga dos SUVs compactos de caráter mais urbano, mas com capacidade 4×4 e estilo aventureiro. 
 
 Disponível nas versões Sport, Longitude e Trailhawk, o Renegade custará entre R$ 69.900, o modelo de entrada, e R$ 116.900, o top da linha. Há duas opções de câmbios automáticos – um de nove marchas, dois motores, incluindo o 2.0 MultiJet II turbodiesel, e uma grande lista de equipamentos de conforto, segurança e tecnologia. Deve chegar às concessionárias da marca em meados de abril. 
O design do Jeep brasileiro se baseou em algumas premissas, segundo o fabricante. Não poderia ser derivado de nenhum carro de passeio, mas precisaria simbolizar os reconhecidos estilo e engenhosidade norte-americanos, para marcar o primeiro SUV compacto da Jeep, vendido em mais de 100 países ao redor do mundo. Para completar, o Renegade tinha de oferecer a liberdade ao ar livre que tem origem nas raízes de 1941, com o Jeep Willys MB.
 
O  Renegade 2016 tem inspiração no porte do Jeep Wrangler, mas com traços modernos e arrojados, que possibilitam ótimos ângulos de entrada e saída, características preponderantes no uso fora de estrada. E, de modo exclusivo no segmento, dois sistemas de tetos solares proporcionam mais liberdade com toda a comodidade.
 
 
Interior marcante, acabamento superior
 
Segundo o fabricante, a cabine do Jeep Renegade exibe visual enérgico, remetendo à lendária herança da marca e outros inspirados em equipamentos de esportes de aventura. O painel é revestido com material suave ao toque, é intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro. As saídas de ar centrais lembram óculos escuros de marcas de esportes radicais, e há outros toques que lembram atividades de aventura, como as molduras da base da alavanca do câmbio e dos alto-falantes nas portas. 
O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. E, para acomodar bem toda a bagagem dos ocupantes, há recursos como o banco do passageiro dianteiro com porta-objetos debaixo do assento e com encosto rebatível (para frente), além do assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados.
 
Motores modernos e eficientes
 
O Jeep Renegade apresenta o único diesel do segmento no País, que se torna o propulsor com maior potência e torque do segmento, além de proporcionar a maior autonomia. E ainda um motor bicombustível que evoluiu muito para entregar mais força em baixas e médias rotações, entre outros benefícios percebidos nas situações mais corriqueiras do trânsito urbano.
 
O 2.0 MultiJet II turbodiesel oferece 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. Traz a tecnologia MultiJet de segunda geração, patenteada pela Fiat Powertrain. A turbina VGT, de geometria variável, combina potência em alta velocidade e muito torque em baixas rotações. Além disso, o virabrequim tem contrapesos desenvolvidos para reduzir as vibrações em giros altos, entre outros recursos que garantem níveis reduzidos também de ruído e aspereza. A eficiência energética do 2.0 MultiJet II turbo, aliada ao tanque com capacidade de 60 litros, permitirá longas viagens, como ir do Rio de Janeiro a São Paulo e voltar, sem abastecer.
 
Já o 1.8 16V E.torQ Evo Flex incorporou importantes melhoramentos que trouxeram mais agilidade no arranque, retomadas mais rápidas e 5% de redução de consumo. Com 100% de etanol no tanque (também de 60 litros), a potência se manteve em 132 cv, mas o torque não apenas subiu de 18,9 para 19,1 kgfm como surge mais cedo, a 3.750 rpm (antes, a 4.500 rpm). Ou seja, em qualquer situação há mais força e em giros mais baixos.
 
Transmissões inéditas
 
O Jeep Renegade 2016 é o primeiro SUV compacto do mundo a ter câmbio automático de nove marchas. ÚCombinada ao  motor turbodiesel 2.0 MultiJet II, ela proporciona acelerações fortes, entrega progressiva do alto torque de 35,7 kgfm em qualquer situação e funcionamento suave mesmo em velocidades altas – a 120 km/h o ponteiro do conta-giros marca somente 1.000 rpm.
Já com o 1.8 E.torQ 16V flex, além de um câmbio manual de cinco marchas, está presente uma transmissão automática de seis marchas inédita em modelos da Jeep em todo o mundo e em veículos do grupo FCA fabricados no Brasil. Essa caixa também tem operação muito bem acertada e, rodando a 120 km/h, faz o motor girar a baixos 2.600 rpm (ante 3.500 giros com a transmissão manual). Os dois câmbios automáticos contam com opção de comando sequencial na alavanca e, a partir da versão Longitude, também por aletas no volante.
 
 
Rede de concessionários
No lançamento comercial, no início de abril, o Jeep Renegade 2016 estará à venda em 120 concessionárias (sendo 76 exclusivas da Jeep e 46 também com as marcas Chrysler, Dodge e Ram), ao lado da linha de importados composta por Compass, Cherokee, Grand Cherokee e Wrangler. Até o fim do ano, a rede terá 200 pontos de venda espalhados pelo país.
 
Preços: 
 
Jeep Renegade Sport flex M/T — R$ 69.900
Jeep Renegade Sport flex A/T — R$ 75.900
Jeep Renegade Sport 4×4 (diesel) 9A/T — R$ 99.900
Jeep Renegade Longitude flex A/T — R$ 80.900
Jeep Renegade Longitude 4×4 (diesel) — R$ 109.900
Jeep Renegade Trailhawk (4×4 diesel 9A/T) — R$ 116.900
 

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