O Novo Sandero traz para o segmento ar-condicionado automático e geração 1.2 do Media NAV (central multimídia que oferece GPS, sistema de som, Bluetooth e as funcionalidades Eco-Coaching e Eco-Scoring) e piloto automático (controlador e limitador de velocidade), entre outras tecnologias, que tornam mais agradável o dia a dia do motoristas e dos passageiros.
Um visual mais dinâmico e sofisticado caracteriza o Novo Sandero. As linhas do carro seguem a nova identidade de design global da marca, criada por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design do Grupo Renault.
A evolução do projeto se manifesta também no interior do carro, reforçada pela aplicação de materiais de alta qualidade e por componentes que aumentam ainda mais o conforto dos ocupantes. O amplo espaço interno – uma das qualidades mais celebradas do Sandero – se mantém como ponto forte do carro.
Outra novidade é o novo motor 1.0 16V Hi-Power, que estreou no Clio e é oferecido também no Novo Logan. Com quatro válvulas por cilindro e potência máxima de 80 cv (abastecido com etanol), ele oferece mais economia. Prova disso é que o Novo Sandero recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que classifica os automóveis produzidos no país de acordo com a economia de consumo.
Um dos destaques da nova identidade é o grande logo da Renault na parte central da grade frontal, com os frisos cromados que se estendem até os faróis. Na versão Dynamique, a grade inferior tem desenho esportivo tipo colmeia e molduras cromadas nos faróis de neblina, reforçando o design sofisticado do modelo. Lateralmente, a silhueta é marcada pela linha superior contínua que parte do capô, passa pelo para-brisa e segue até a traseira do carro, sem quebra de fluidez.
A aparência de cintura elevada gera uma forte percepção de robustez, acentuada pelas linhas e o imponente volume dos para-lamas (dianteiros e traseiros) com curvas bem definidas. As maçanetas externas são alinhadas à superfície das portas e a coluna B, possui um “stripping” na cor preta nas versões Expression e Dynamique, que criam uma percepção de superfície única na área envidraçada. A versão Dynamique reforça o seu visual mais sofisticado com luzes indicadoras de direção incorporadas aos retrovisores.
Da mesma forma, na traseira, a proporção entre a área envidraçada e as superfícies sólidas, juntamente com a linha de cintura alta, sinaliza para o grande espaço disponível internamente. O design exclusivo das lanternas traseiras e o volume saliente do para-choque contribuem para a impressão de força e robustez do modelo.
O maior espaço interno do segmento
O amplo espaço e conforto a bordo continuam sendo alguns dos pontos mais fortes na concepção do Sandero. Um novo design interno torna o carro ainda mais acolhedor e agradável para o motorista e os passageiros. Esta nova qualidade de vida a bordo é reforçada pelos novos materiais, acabamentos aperfeiçoados e novas cores e texturas, que elevaram a sensação de bem estar no interior.
Totalmente novo, o painel tem design mais moderno e agora é feito de material mais agradável ao tato. O volante de três raios, com empunhadura anatômica, traz a logomarca da Renault cromada no centro. Na versão Dynamique, ele vem com os comandos do piloto automático (limitador e controlador de velocidade).
O quadro de instrumentos tem iluminação branca com três mostradores redondos: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente.
A posição correta para dirigir é facilmente encontrada, graças às novas regulagens contínuas dos bancos e do apoio para o pé esquerdo. Estes também são completamente novos, e na versão Dynamique, possuem a inédita tecnologia CCT (Cover Carving Technology), que o Novo Logan estreou mundialmente. Além de um desenho mais esportivo, contam com coberturas de espuma mais espessas, variando entre 5 e 20 milímetros.
O interior do Novo Sandero pode oferecer de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. As laterais das portas dianteiras e traseiras dispõem de porta-mapas e porta-garrafas – na frente, é possível levar recipientes de até 1,5 litro. O grande porta-luvas tem capacidade de 5,7 litros. Latas de refrigerante e copos têm espaços específicos no console central, à frente da alavanca do câmbio, e atrás do freio de mão.
Uma novidade que aumenta a praticidade é o comando interno de abertura do porta-malas, que é o maior da categoria, com 320 litros de capacidade com o banco traseiro em posição normal. De série, o Novo Sandero permite rebater o banco traseiro e a capacidade do porta-malas se eleva até aos 1.196 litros.
A Renault investe continuamente em novas tecnologias para que elas estejam ao alcance de seus clientes de todos os segmentos. O ar-condicionado automático, por exemplo, é inédito no segmento.
Para oferecer o máximo de conforto, o ajuste do ar-condicionado é feito por um computador, utilizando sensores que regulam a temperatura do fluxo através do circuito de climatização da cabine.
O Novo Sandero conta também com o Media NAV 1.2. Com tela touchscreen de sete polegadas integrada ao painel, o Media Nav 1.2 dispõe das funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.
A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
Com a conexão Bluetooth, é possível fazer ligações telefônicas para os contatos registrados no celular, ter acesso ao histórico de chamadas e deixar os números registrados no sistema, tudo com visualização pelo display. A transmissão de voz é feita pelos alto-falantes do veículo, o que oferece segurança ao condutor que precisa utilizar o celular enquanto dirige.
Eficiência com economia
O Novo Sandero é oferecido com duas opções de motorização: 1.0 16 V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power, ambos conhecidos pelo bom desempenho e eficiência no consumo de combustível. Os dois motores são flexíveis, consumindo tanto gasolina como etanol, ou qualquer mistura de ambos.
Os motores do Novo Sandero são diretamente beneficiados pelo “know-how” adquirido pela Renault nas pistas da Fórmula 1, onde os motores da marca equipam os carros de quatro equipes e conquistaram os últimos quatro campeonatos mundiais com o piloto Sebastian Vettel da equipe Red Bull Racing Renault. O desenvolvimento específico para o Brasil é realizado no centro de engenharia Renault Tecnologia Américas (RTA), localizado junto à fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
O novo 1.0 16 V Hi-Power, que estreou no Clio e também é oferecido no Novo Logan, destaca-se pela economia: recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet – programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras. Com quatro válvulas por cilindro, gera 80 cv utilizando etanol ou 77 cv quando abastecido apenas com gasolina. O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm.
O motor 1.0 16V Hi-Power é oferecido para as versões Authentique e Expression. O consumo no ciclo urbano é de 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).
A outra opção de motor é oferecida para as versões Expression e Dynamique. O 1.6 8V Hi-Power gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. Um fator importante é a disponibilidade de 85% do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo a agilidade do carro, em especial no trânsito urbano, além de retomadas de velocidade mais rápidas, qualidade importante na estrada.
Para potencializar o comportamento econômico do motor, o Novo Sandero é equipado com indicador de troca de marchas, que sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.
Quatro versões
O Novo Sandero é oferecido em quatro versões: Authentique 1.0, Expression 1.0, Expression 1.6 e Dynamique 1.6. Abaixo, os principais itens de série de cada versão:
Authentique 1.0 16V Hi-Power – R$ 29.890 – Airbag duplo, ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, brake light, rodas 15’’ com pneu 185/65, retrovisor com regulagem interna, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível.
Expression 1.0 16V Hi-Power (R$ 34.990) e 1.6 8V Hi-Power (R$ 38.590): os mesmos equipamentos da versão Authentique, mais rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto.
Dynamique 1.6 8VHi-Power (R$ 42.390): os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, , luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro.