O Novo RAV4 está disponível em três versões e se destaca por seu novo desenho exterior marcante e dinâmico, bom espaço interno, acabamento bem cuidado em todos os detalhes, novos motores e transmissões que combinam desempenho, dirigibilidade e excelente consumo de combustível.
As versões disponíveis do Novo RAV4 são: a de entrada com motor 2.0 litros, Dual VVTi, com tração 4×2; a intermediária com motor 2.0 litros, Dual VVTi, com tração 4×4; e a topo de linha com motor 2.5 litros, Dual VVTi, com tração 4×4.
Lançado em 1994, no Japão, o RAV4 se tornou rapidamente num ícone ao criar um novo segmento no mercado automotivo global, o dos Utilitários Crossovers com vocação urbana, conquistando consumidores em diversos países mundo a fora.
As três versões vêm equipadas com rodas de liga leve 17 polegadas, para-lamas com defletores anti-spray, farois de neblina e barras longitudinais no teto.
A diferença visual entre as versões são as seguintes: friso cromado na entrada de ar dianteira das versões 4×4 (2.0 litros e 2.5 litros) e teto solar (com acionamento elétrico e sistema anti-esmagamento) para a versão topo de linha (2.5 litros, 4×4).
Interior
O painel dianteiro é assimétrico, com controles primários e secundários de fácil acesso. A iluminação dos instrumentos é do tipo Optitron azul (que se adapta a luminosidade externa), o que torna a leitura das informações nítida e agradável em qualquer condição.
O tom predominante no interior do Novo RAV4 é preto, em todas as versões. Detalhes em padrão fibra de carbono (na área do controle dos vidros elétricos) e em prata (no painel das portas, no volante e na alavanca de transmissão) dão um toque ainda mais esportivo e sofisticado ao SUV da Toyota.
As três versões do modelo oferecem ajuste telescópico de altura e profundidade do volante, além de controles do sistema de áudio, do Bluetooth e do computador de bordo na direção.
Mecânica
O Novo RAV4 vem equipado com dois novos conjuntos mecânicos desenvolvidos pela Toyota, que combinam ótima dirigibilidade, respostas ágeis e baixo consumo de combustível. De acordo com medições do INMETRO, os motores do Novo RAV4 ganharam notas "A" (2.0L) e "B" (2.5L) em eficiência no consumo de combustível. As versões 2.0L 4×2 e 4×4 consomem 9,5km/L na cidade e 10,9km/L na estrada. A performance da versão 2.5L 4×4 foi de 8,7km/L na cidade e de 10,9km/L na estrada.
As versões de entrada contam com motor Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros com transmissão automática CVT, que modula 7 velocidades no modo manual sequencial com trações 4×4 e 4×2. A versão 4×4 topo de linha vem com motorização Dual VVT-i 2.5L 16V de quatro cilindros com transmissão automática Super ECT de 6 velocidades com inteligência artificial (AI). Ambos os conjuntos mecânicos tem, em média, 14kg a menos do que sua versão anterior.
O motor 2.0L gera potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm com torque máximo de 19,1kgf.m a 3.600 rpm. O motor 2.5L é de 179 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 23,8kgf.m a 4.100 giros.
A transmissão automática CVT de 7 velocidades das versões 2.0L 4×4 e 4×2 conta com a mais alta tecnologia desenvolvida pela Toyota. Controlada eletro-hidraulicamente, essa transmissão continuamente variável seleciona sempre a melhor relação entre o giro do motor e sua velocidade. Ao acelerar o Novo RAV4, a temperatura de fluído da transmissão gera a pressão que move a correia entre as relações de marcha em duas polias. Essa tecnologia computadorizada resulta em melhor eficiência no consumo de combustível, trocas suaves (sem trancos ou variações de velocidades), melhor dirigibilidade e menos suscetibilidade a manutenção.
A transmissão automática de 6 velocidades da versão topo de linha conta com a possibilidade de trocas sequenciais, que traz a tecnologia Super ECT. A tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission) analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível. Essa transmissão também inclui a Inteligência Artificial que analisa o hábito de condução do motorista e antecipa suas reações para tornar a condução mais confortável.
O Novo RAV4 é equipado com a suspensão traseira independente tipo Double Wishbone com barras estabilizadoras, que privilegiam o conforto no habitáculo e maior estabilidade. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com barras estabilizadoras. Ambas foram totalmente trabalhadas para as condições brasileiras de rodagem. Nesta geração, as suspensões dianteira e traseira receberam reforço estrutural, ampliando o conforto e melhorando a dirigibilidade e segurança.
Equipamentos
A linha do Novo RAV4 conforta motoristas e passageiros com extensa lista de itens de série. Na versão de entrada, o Novo RAV4 2.0L 4×2 possui sistema de ar-condicionado manual, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisores eletrorretráteis com ajuste elétrico e desembaçador, sistema de áudio com AM/FM, CD, MP3, USB, AUX, entrada para aparelhos MP3 e com quatro caixas de som, tecnologia Bluetooth e sensor de estacionamento. Em todas as versões, o Novo RAV4 dispõe de volante multifuncional (comandos de sistema de áudio, Bluetooth e computador de bordo) revestido em padrão couro com regulagem de altura e profundidade, painel de instrumentos com a tecnologia Optitron e computador de bordo com odômetro total e parcial, temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível e velocidade média.
As versões 4×4 (2.0L e 2.5L) possuem inovações como o novo sistema de multi-funções com tela touchscreen de 6,1 polegadas, que conta com visualização da câmera de ré, tecnologia Bluetooth e sistema de áudio com comandos no volante e entradas USB, AUX e para aparelhos MP3 com quatro caixas de som e dois tweeters.
Ainda nas três versões, o novo RAV4 conta com direção eletro-assistida progressiva, sistema ABS, EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) e BAS (Assistência à Frenagem) nos freios, brakelight instalado abaixo do aerofólio e airbag duplo frontal. As versões topo de linha e 2.0L 4×4 ainda tem como itens de série airbags laterais e de cortina.
Com relação à tração 4×4, o sistema é integral e distribuído nos eixos dianteiro e traseiro sob demanda com controle eletrônico Active Torque Control. A tração 4×4 auxilia a aderência do veículo em curvas ou acelerações bruscas transferindo torque entre os eixos. Há ainda bloqueio de diferencial, acionado por um botão ao lado esquerdo do volante, que divide a força da tração em 50% entre os eixos.
O Novo RAV4 está disponível nas seguintes cores: branco perolizado, prata metálico, cinza metálico, verde escuro metálico e preto metálico.
PREÇOS
Os preços sugeridos para o novo RAV4 2013 são:
RAV4 2013 4×4 (2.5L) = R$119.900,00
RAV4 2013 4×4 (2.0L) = R$109.900,00
RAV4 2013 4×2 (2.0L) = R$96.900,00