Cinema

LANÇAMENTO – Up! chega para assumir a porta de entrada da VW

A Volkswagen lançou nesta quarta-feira um modelo que promete ser o mais inovador no segmento dos subcompactos no mercado brasileiro. O Up! assume o papel de carro de entrada da marca, com uma série de qualidades

Não é o carro mais barato do mercado. Mas se apresenta como a maior aposta da Volkswagen para ganhar a simpatia de um público que procura um automóvel pequeno, ágil e – dependendo do modelo – recheado de tecnologia. O carrinho começa em R$ 26.900 (Take up! de duas portas) e chega a R$ 39.390 nas versões top de linha, denominadas de Black up!, Red up! e White up!.

Todas as configurações são equipadas com o motor 1.0 de três cilindros, 82 cavalos e 10,4 kgfm de torque (com etanol), o mesmo já apresentado no ano passado no Fox Bluemotion e que agradou bastante. Sempre com câmbio manual de cinco marchas. Segundo a VW, ele concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes.

Ao todo são seis versões: Take Up! – R$ 26.900 (duas portas) e R$ 28.900 (quatro portas) -, Move Up! – R$ 28.300 (duas portas) e R$ 30.300 (quatro portas) – , High Up! – R$ 34.990 (só quatro portas), Black Up!, Red Up! e White Up! – R$ 39.390 (só quatro portas).

O Up! traz um desenho inovador, moderno e jovial, com linhas limpas. É um pouco maior que o modelo oferecido no mercado europeu. O modelo mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre irmão lançado dois anos e meio atrás na Alemanha), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros). O entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento.

O novo VW é equipado com a nova geração de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina – trata-se do primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber esse sistema.

Segundo informa a VW, o Up! se destaca pela gama de versões oferecidas. Versátil, o modelo atende a todos os públicos. Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se freios ABS com EBD, air bag duplo, limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

O Up! brasileiro, que tem três anos de garantia total de fábrica, recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do Brasil. Entre essas modificações está a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro. Essa solução melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade e o valor do seguro. O tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu). Outra alteração importante foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo.

O porta-malas tem 285 litros de capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros) e o torna um dos maiores da categoria. Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.

O sistema de direção eletromecânica “easy drive” é item de série nas versões de topo de linha High Up!, Black Up!, White Up! e Red Up! e equipamento opcional para as versões Take Up! e Move Up!. Além do excelente conforto, uma de suas principais vantagens em relação aos sistemas de assistência hidráulica é só demandar energia quando necessário – ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica (convencional).

Interior

O interior do up! repete as formas limpas e sólidas encontradas em sua carroceria. Em seu painel os elementos centrais formam um contraponto, o que também gera equilíbrio visual na cabine. O quadro de instrumentos consiste em um ou três (a partir da versão Move Up!) instrumentos analógicos com um visor digital.

O volante também merece destaque, com a base reta – o formato é inspirado no volante do Fusca. Na versão High Up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões Black Up!, Red Up! e White Up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo. 

Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura e estilo moderno, além de recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional a partir da versão move up!. São dez opções de cores para a carroceria e sete rodas ou calotas diferentes, que variam conforme a versão.

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