Cinema

LANÇAMENTO – VW lança a Saveiro com a cara nova do Gol

A pick-up compacta Volkswagen Saveiro ganhou novo visual em sua linha 2014. O veículo recebeu diversas modificações que o alinham aos demais integrantes da família Gol e à linguagem global de design da marca Volkswagen.

A Nova Saveiro é oferecida nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross – com cabine estendida. Os preços partem de R$ 33.490 (versão de entrada, cabine simples), R$ 36.610 (versão de entrada, cabine estendida), R$ 43.390 (Trooper) e R$ 48.990 (Cross).

Segundo a VW informa, a Nova Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado. A apresentação dos novos modelos à imprensa especializada acontece nesta quinta-feira, na Praia do Forte, ao norte de Salvador, na Bahia.
Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para-choque dianteiro que, tem design esculturado exclusivamente para a pick-up, com uma "musculatura" adicional nas extremidades, reforçando a imagem de robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos detalhes exclusivos do utilitário.

Sob a carroceria, a Nova Saveiro traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014. Essa moderna estrutura possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários de seus usuários.

A pick-up compartilha com o Novo Gol e o Novo Voyage o reconhecido motor EA-111 1.6l VHT, que é Total Flex e desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas. Essa combinação de motor e transmissão é capaz de atender amplamente a todos os requisitos de uso do utilitário, tanto como veículo de transporte pessoal quanto como carro de trabalho.
O lançamento da Nova Saveiro é acompanhado por uma reformulação nos pacotes de equipamentos opcionais oferecidos às diversas versões. Os itens foram reagrupados, reduzindo o número de combinações, tornando mais fácil a escolha pelo cliente.

Design externo
Em sua versão de entrada, tanto na opção cabine simples como na estendida, a Nova Saveiro, além das substanciais mudanças no para-choques, capô e para-lamas, traz de série novos faróis com moldura escurecida. As coberturas das caixas de rodas dianteiras foram alteradas para assentamento no novo para-lama e são em plástico preto fosco texturizado.

O novo conjunto do para-choque dianteiro é pintado em preto corrugado, criando uma impressão visual mais robusta, reforçada pela nova grade do radiador e as novas grades inferiores em preto fosco texturizadas. Um detalhe com importância funcional, além de estética, é o perfil aerodinâmico dos limpadores do para-brisa, que são do tipo aerowischer.

Os compradores que optarem pela Nova Saveiro com o pacote Trend irão contar com os novos faróis de parábola dupla, também com moldura escurecida. Nessa opção, o conjunto do para-choque dianteiro tem a mesma cor da carroceria, enquanto a nova grade do radiador é pintada em preto brilhante, trazendo friso cromado.

O conjunto formado pelos espelhos retrovisores externos, maçanetas das portas e frisos laterais também traz cor idêntica à da carroceria. As rodas de 14 polegadas têm novas calotas pintadas em cromo brilhante, com desenho Trophy, acompanhadas pelos racks de teto e um novo logotipo de identificação do modelo posicionado na tampa traseira.

A versão Trooper, destinada a consumidores que almejam um visual mais diferenciado e esportivo, também tem o conjunto do para-choques dianteiro na cor da carroceria, que se diferencia pela pintura em preto corrugado da parte inferior.

Os retrovisores, maçanetas e frisos laterais são na cor original do plástico e a roda de liga leve com 15 polegadas tem novo desenho "Stuttgart". Novas faixas realçam as laterais e a tampa traseira. As lanternas são escurecidas.

Vista interna
Tanto na versão de cabine simples como na estendida, a carroceria da Nova Saveiro foi desenvolvida para proporcionar ao motorista e ao passageiro excelente nível de conforto. Além da grande disponibilidade de espaço, primorosas posição ao dirigir e ergonomia, a facilidade de acesso através de portas amplas e com três graduações de abertura são resultados dessa preocupação. Também são pontos altos da pick-up o isolamento térmico e acústico.

Como ocorreu no design externo, internamente a versão de entrada da Nova Saveiro vem com diversas novidades, começando pelo novo instrumento combinado incluindo conta-giros, com indicadores de temperatura e nível do tanque de combustível analógicos e aros cromados. As novas saídas de ar da ventilação e ar-condicionado têm aros prateados foscos, da mesma forma que a moldura central, maçanetas internas das portas e o aro inferior da manopla do câmbio.

Em sua linha 2014, a Nova Saveiro chega como a primeira pick-up compacta a contar com tecidos dos bancos e das laterais das portas que utilizam tecidos com fios de PET reciclado em sua composição. Além de terem novo padrão de estilo, há um modelo de acabamento desenvolvido especificamente para cada proposta de versão.

A Nova Saveiro 2014 traz de série na versão de entrada itens adicionais de conforto, como vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas, além das funções viabilizadas pela nova arquitetura eletrônica. O pacote Trend acrescenta o revestimento dos bancos com tear Jacquard e cobertura lateral na base dos bancos. O revestimento das portas também incorpora novo tecido com tecnologia de fios reciclados, em tear Ameise, complementado por maçanetas internas pintadas em esmalte Siberian II. Os difusores de ar vêm com aros e botão central em Hot-Stamping Chrome, também usado na nova moldura central, pintada em esmalte Smoke Grey. O pomo da alavanca do câmbio mostra o esquema das marchas em cromo.

Na Trooper, o acabamento diferenciado aparece na moldura central, com pintura em preto Satin e Hot Stamping Chrome. Os novos figurinos dos bancos utilizam tecidos com fios reciclados e incluem faixas centrais em baixo relevo, enquanto as portas são revestidas com novo tecido tear Yves Color Ecofabric, também fabricado com fios reciclados. Opcionalmente, os bancos podem ter revestimento de couro sintético.

A Saveiro Trooper também vem de fábrica equipada com airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro) e freios ABS, duas importantes contribuições para a segurança dos usuários do carro.
O motorista também conta com as informações fornecidas pelo novo I-System, recurso de série nessa versão. Esse sistema concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio – como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando -, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia.

Além disso, o I-System da Nova Saveiro 2014 permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort, que emite uma série de mensagens no painel (instrumento combinado) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: "Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor" e "Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado".

Quando equipada com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores, a Nova Saveiro ganha a função "tilt down". Esse recurso, inédito entre as picapes compactas vendidas no mercado brasileiro, regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O "tilt down" ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.

Saveiro Cross com visual mais radical
Modelo topo de linha da Saveiro, a versão aventureira da pick-up compacta da Volkswagen teve o design alinhado à linguagem visual dos veículos Cross da marca em todo o mundo, caracterizada pela impressão de robustez e agilidade e uma elegância pouco comum em veículos com a mesma proposta, alcançada pelo equilíbrio dos elementos visuais que deixam clara sua disposição off-road.
As mudanças visuais na Saveiro Cross são perceptíveis principalmente na parte dianteira, que ganhou novo para-choque, exclusivo para o modelo, com aplique central, incorporando os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e com a borda inferior também destacada em cromo. A grade do radiador, tipo colmeia, com friso cromado, também é nova e vem pintada em preto brilhante, trazendo com destaque o logotipo "CROSS".

Assim como na versão anterior, a Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida. Nas laterais, as molduras pretas das caixas das rodas, dianteiras e traseiras ganharam acabamento texturizado. O friso lateral, com a identificação do modelo, corre paralelo à moldura da soleira, ambos em preto. Já os retrovisores externos ganharam pintura Chrome Effect e luz indicadora de mudança de direção incorporada (side blinker). As rodas de liga leve de 15 polegadas têm design Atacama 4 e acabamento diamantado.

Na traseira, a Saveiro Cross ostenta uma nova faixa, na tampa da caçamba – que traz, de série, cobertura por capota marítima. O santantônio, pintado de preto, que também tem função de aerofólio, possui braços laterais que se prolongam sobre as laterais da caçamba. Também pretos são os racks de teto, específicos para a versão Cross.

Interior diferenciado
O acabamento interno da Saveiro Cross é escurecido, na tonalidade Cinza Antracite e o painel de instrumentos traz a mesma pintura da ilha central, em Warm Gray. O interruptor rotativo dos faróis e lanterna tem acabamento em cromo e os tecidos de forração dos bancos utilizam fios reciclados. A faixa central dos assentos exibe o logotipo CROSS em baixo relevo e, nas laterais externas é possível transportar pequenos objetos, em uma rede elástica. Opcionalmente, os bancos podem ter cobertura em couro sintético com o logo Cross bordado.

O revestimento das portas utiliza novo tecido, também fruto da tecnologia de fios reciclados, em malharia Canoas Liso, e as soleiras internas são destacadas por faixas de alumínio escovado com a inscrição "Cross" – o mesmo acabamento das capas de pedais esportivas. O painel traseiro da cabine da Saveiro Cross conta com uma conveniente rede porta-objetos de série.

Criada para o trabalho
Nascida da plataforma do Novo Gol, a Nova Saveiro incorpora características estruturais e mecânicas específicas para sua configuração e uso diferenciados. Para desenvolver a carroceria da picape, os engenheiros da Volkswagen levaram em conta sempre a combinação da rigidez estática com a rigidez dinâmica. A rigidez estática responde às solicitações do dia-a-dia, como transitar em baixas velocidades por vias esburacadas, sobre lombadas ou na subida de guias. A resistência à flexão é importante para suportar os pesos do conjunto motopropulsor, dos ocupantes e itens de acabamento da bagagem e a carga da caçamba.

A estrutura da carroceria também desempenha um papel fundamental na proteção dos ocupantes. Ela foi projetada levando em conta situações significativas para condições de uso real, como colisões frontal, traseira e colisão lateral, amassamento do teto e das portas, ensaios de tração de ancoragens dos cintos de segurança e bancos, entre outras.

Na Nova Saveiro são utilizados diferentes tipos de aço, visando garantir à estrutura um desempenho superior quanto a torção, impacto e durabilidade. As longarinas dianteiras e traseiras foram desenvolvidas para que sua geometria, aliada a toda a estrutura da carroceria ao seu redor, absorva a energia de forma progressiva, controlando a deformação da carroceria em caso de impactos dianteiros ou traseiros.

Para viabilizar a utilização da mesma plataforma, derivada do Novo Gol, para as versões com cabine simples ou estendida, o assoalho traseiro da Nova Saveiro recebeu uma forma diferenciada, que permite o posicionamento da parede divisória entre a cabine e a caçamba em duas posições distintas.

Posso ajudar?