O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira, 17, que contatos na África e na América Latina estão reclamando de que estão fartos do Ocidente ordenar que adiram às sanções e dizendo o que receberão em troca. Em entrevista à Tsargrad TV, o diplomata disse que a sugestão a estes países é que, caso não ingressem nas ações contra Moscou, a alternativa é uma punição.
"As tentativas dos países ocidentais de forçar o Sul global e a maioria global, como os chamamos agora, a aderir às sanções anti-Rússia foram contestadas pela intenção da esmagadora maioria dos países em desenvolvimento de construir sua própria política baseada nos interesses nacionais , as necessidades de suas próprias economias e objetivos sociais", afirmou ainda. "A política ocidental está falhando", apontou.
Lavrov contestou ainda afirmações de líderes ocidentais que sugeriram que a Rússia está se tornando um "vassalo" da China. "Como disse o presidente Vladimir Putin, ainda estamos abertos à diplomacia, se for uma diplomacia séria. Nossos colegas ocidentais não apresentaram nenhuma proposta séria", acusou ainda.