Artigos

Lazer para todas as idades

Projeções estatísticas indicam que no ano de 2025 nosso País terá cerca de 30 milhões de idosos, o que equivalerá a 15% da população brasileira. O fato é que o número de pessoas com mais de 60 anos cresce mais rapidamente do que o de crianças. Para se ter uma ideia, em 1996 havia aproximadamente 16 idosos para cada 100 crianças. Quatro anos depois, essa relação já havia praticamente dobrado, subindo para quase 30 idosos para cada 100 crianças.


 


Esses dados são resultado da queda da taxa de fecundidade, reflexo do planejamento familiar que ganhou força a partir das décadas de 70 e 80, e do aumento da longevidade. Uma rápida observação pelas ruas, praças e parques revela o grande número de pessoas caminhando, correndo ou se exercitando de alguma forma. Todos ávidos por se mostrarem preventivamente ativos e saudáveis. Diante desse cenário, já podemos dizer que o envelhecimento da população brasileira é irreversível.


 


Preocupado com essa importante parcela da população, apresentei um projeto de lei na Câmara Municipal para a criação de um programa de atividades permanentes para pessoas da terceira idade nos Centros de Educação Unificados (CEUs). Dois desses equipamentos públicos foram inaugurados, e até o final do ano que vem teremos um total de 10 CEUs em funcionamento em Guarulhos.


 


Este importante espaço de lazer foi idealizado na gestão Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo e serviu como inspiração para o prefeito Sebastião Almeida em nossa cidade. A existência de um local que agrega lazer, esporte, cultura e educação é fundamental para a comunidade, dadas as carências sociais e de infraestrutura com as quais ainda convivemos após 450 anos de fundação.


 


Além de valorizar regiões, um espaço público como o CEU, que oferece piscinas, bibliotecas, telecentros, quadras e teatro perto de casa, aumenta a autoestima dos moradores, desde as crianças até os mais velhos. Desta forma, considero importante que o CEU tenha um programa específico de atividades também para os idosos.


 


O projeto de lei prevê que o trabalho seja realizado por uma equipe multidisciplinar, com profissionais de saúde, educação física, psicologia e geriatria, entre outros. Entre os serviços prestados por essa equipe, estão atividades físicas, culturais e de informática – cada vez mais procuradas por esse público.


 


Vou trabalhar muito para que o projeto seja aprovado pela Câmara Municipal. Será uma contribuição valiosa dos vereadores para essa parcela importante de nossa população.


 


 


José Luiz Guimarães


Vereador (PT) e líder do Governo na Câmara. Escreve às quintas-feiras nesta coluna

Posso ajudar?