Livros com segredos, histórias e conselhos exclusivos para garotos e garotas têm feito sucesso ultimamente entre o público adolescente. Exemplo disso é o "Diário de um Banana", que narra o cotidiano de uma criança e já é um sucesso na literatura juvenil. E a Editora Lua de Papel não perdeu tempo e lança dois livros que seguem esta temática: "Só para garotas", de Juliana Foster, e Só para garotos", escrito por Dominique Enright e Guy Mcdonald. Os livros são voltados para crianças entre sete e 13 anos, um público que ainda não entrou na adolescência, mas já não se contenta com fábulas e contos de fada.
Em "Só para garotas – como ser a melhor em tudo" as dicas são as mais diversas e englobam várias áreas de interesse. Os capítulos são ensinamentos que começam sempre com a palavra "como". Assim, a pequena leitora vai aprender sobre etiqueta (Como comer com hashi), vida animal (Como domar um cavalo selvagem); sobrevivência (Como sobreviver no deserto); beleza (Como fazer a perfeita manicure em você mesma) e relacionamento com os pais (Como persuadir seus pais a comprarem um animal de estimação).
Por sua vez, "Só para garotos – como ser o melhor em tudo" segue a mesma linha, ou seja, um manual repleto de sugestões e lições nas mais diversas áreas, como por exemplo: etiqueta (Como dar nó em gravata), experiências (Como fazer um ovo entrar numa garrafa); brinquedos (Como fazer um bumerangue); jogos (Como vencer jogos de computador); esportes (Como converter um pênalti e Como sacar como um campeão de Wimbledon); escotismo (Como fazer uma fogueira de acampamento).
Ambos os livros capricham no humor, criando um elo de cumplicidade com os leitores mirins. Os autores ressaltam, por exemplo, que para ser sempre melhor em tudo é preciso, antes de tudo, usar o bom senso, "não se esquecer do equipamento adequado, ficar dentro da lei e das normas locais e ter consideração pelas outras pessoas".
Às meninas ensina-se, em primeiro lugar, como explicar um atraso na escola com muito bom humor, oferecendo uma lista de desculpas que incluem abdução por ETs e alegação de sigilo governamental. Meninos têm como primeira lição dicas para conseguir pular com o skate, ou ainda como fazer mágicas para impressionar os amigos.
Ilustrações leves e didáticas, mostrando passo a passo algumas instruções (Como montar uma pipa, por exemplo) colaboram para o tom bem-humorado das publicações. Entre risos, aprendizados úteis e outros nem tanto, "Só para garotas" e "Só para garotos" incentivam a leitura, a curiosidade infantil, as brincadeiras ao ar livre e a descoberta de divertimentos que ultrapassam o limite das telas – sejam de televisão ou do computador. E ainda vêm com mini baralho para mágica.