Variedades

LEITURA – Guarulhos ganha nova opção cultural gratuita

Estreia do programa Leituras Dramáticas será no dia 30 de abril, com a peça teatral Blasted, da inglesa Sarah Kane

Estreia na próxima semana o programa Leituras Dramáticas, em que atores fazem a leitura de textos clássicos e modernos do teatro e, na sequência, debatem com a plateia.

Promovida pela Coimbra Produções, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do programa de TV guarulhense Filosofia no Cotidiano (veiculado na TV Cantareira), apresentado pelo mestre em Filosofia pela PUC/SP, Jean Gaspar, que fará a mediação dos debates com o público.

Origem e concepção do programa – A concepção do programa foi inspirada nas comemorações do Filosofia do Cotidiano que, em seu terceiro aniversário, em 2011, convidou o ator Sandro Coimbra para fazer uma leitura dramática (foto). "Um ano depois, o Sandro me procurou para dar continuidade às leituras de modo regular. A semente plantada lá atrás está agora dando frutos", comemora o mediador dos debates, Jean Gaspar. "Esta será uma oportunidade para a comunidade guarulhense conhecer peças de teatro que estão fora do circuito comercial e, ao mesmo tempo, desenvolver a capacidade de apreciação artística", complementa.

Para Sandro Coimbra, idealizador e curador do Leituras Dramáticas, "o programa tem o intuito de promover a leitura, criar um espaço de troca entre os artistas de teatro da cidade e de aproximação do público ao texto teatral e ao início do processo de criação e montagens dos grupos, bem como auxiliar a formação de público", afirma.

Jean Gaspar destaca ainda a relevância do teatro no cotidiano das pessoas. "O teatro sempre foi, na história da humanidade, importante instrumento político, desde a Grécia antiga, passando por Shakespeare, no século XVI, até chegar à contemporaneidade, com grandes nomes como Bertold Brecht ou Augusto Boal. Mas, na atualidade, em função das outras mídias, o teatro está um pouco à margem do grande público. Por isso, a iniciativa do Sandro Coimbra é louvável", explica. "O teatro é o local para confrontar o ‘ser e o ‘parecer ser", conclui.

A estreia – A estreia do programa Leituras Dramáticas acontece no dia 30 de abril, terça-feira, na Biblioteca Monteiro Lobato, com a peça Blasted (Ruínas), da dramaturga inglesa, Sarah Kane (1971-1999), cuja obra se caracteriza pela profundidade psicológica dos personagens e por imagens agressivas e chocantes. Considerada a maior dramaturga do final do século XX na Inglaterra, sua obra é encenada constantemente por toda a Europa e pelo mundo.

A trama de Blasted discute a violência, a frieza e a crueldade das relações interpessoais. A peça começa num hotel de luxo, onde um jornalista de tabloide inglês estupra uma menina. A partir daí, novos personagens entram em cena e surpreendentes acontecimentos se sucedem. A leitura será feita pelos atores Pedro Vicente, Sandro Coimbra, Suellen Santos e Thays Sposito, da Cia. dos Atores Grandes.

Edições mensais – O programa Leituras Dramáticas é gratuito, aberto à população em geral, com uma edição mensal, sempre na última terça-feira de cada mês.

O próximo encontro acontece no dia 28 de maio e recebe o grupo LouPt, com o texto Comédia à margem da estrada, de Rudyard Kipling, com adaptação de Osvaldo Coelho.

No dia 25 de junho, será a vez do Coletivo Assim apresentar o texto 3 Mulheres baixas, de Emilio Boechat.

Leituras Dramáticas – Blasted, de Sarah Kane
Data: 30 de abril, às 19h
Local: Biblioteca Monteiro Lobato – Rua João Gonçalves, 439 – Centro
Fone: 2087-6900
Gratuito

Posso ajudar?