Política

Lideranças atribuem momento crítico do esporte a omissão da Prefeitura

Profissionais ligados ao esporte guarulhense marcaram presença na manhã desta quinta-feira, 11, no plenário da Câmara Municipal para discutir o atual estado do esporte na cidade em audiência pública. No entanto, esportistas e membros da Comissão Parlamentar da Casa de Leis atribuíram o momento crítico a omissão da Prefeitura de Guarulhos e, principalmente, do secretário de Esportes Wagner Freitas (PTB), em políticas voltadas para o desenvolvimento das modalidades esportivas no município.
 
“Estamos tendo finalmente um espaço para discutir os problemas que o esporte de Guarulhos vem sofrendo. É interessante ressaltar que não é somente agora, mas principalmente nos últimos 16 anos que o esporte de Guarulhos está sendo desmontado. E pasmem, o que parece que isto é uma situação propositada. Espaços públicos estão sendo usados indevidamente”, criticou o atleta olímpico Wilson David.
 
Já o vereador e secretário da Comissão Parlamentar de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Luiz Matogrosso (PP), atribuiu a pouca atenção direcionada ao esporte ao secretário Wagner Freitas (PTB). De acordo com o representante do Partido Progressista, o gestor daquela Pasta é omisso na realização de políticas públicas para esta área social e questionou a forma ou maneira como é utilizado o seu orçamento. Ocupante da função de Membro daquela comissão, o vereador Daniel Soares (DEM) não compareceu à audiência.
 
“A nossa cidade não está falida somente no esporte. Essa verba serve pra quê (R$ 21 milhões de orçamento)? Somente para pagar a folha de pagamento? Mas eu acho que falta iniciativa do secretário (Wagner Freitas). Se o prefeito colocou o secretário, no mínimo ele tem que lutar e brigar pelo esporte, coisa que eu não vejo”, declarou Matogrosso (PP).
 
Em contrapartida, o secretário-adjunto da Secretaria de Esportes, Eduardo Silva, presidente do PTB local, revelou que o ginásio João do Pulo deve ser desativado para a construção de uma unidade do CEU (Centro Educacional Unificado). Ele também ressaltou que o gerenciamento do ginásio Fioravente Ievorlino, cedido para o Falcões Moto Clube, não pertence a Secretaria de Esporte.
 
“O Fioravante é uma coisa que não posso responder por que não passou pela Secretaria de Esportes, gostaria, mas não foi passado nada e tem de entrar em contato com o Jurídico. O João do Pulo tem um problema antigo com a cabine de força, mas é como eu disse, lá vai virar um CEU e acredito eu que em breve já comece algumas obras por lá” concluiu.

Posso ajudar?