Política

Lideranças de Guarulhos se manifestam e pedem votos para Dilma e para Aécio

 Acontece neste domingo, 26, a definição, por meio do voto, de quem irá assumir a Presidência da República pelos próximos 4 anos. As pesquisas de opinião apontam um grande equilíbrio entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), que busca a reeleição. Segundo especialistas, a decisão ocorrerá nos últimos dias a favor de quem conquistar os votos de eleitores indecisos. Nesta sexta-feira, a Rede Globo apresentará o debate final entre os dois que chegaram ao segundo turno. 
 
Em Guarulhos, no primeiro turno, Aécio teve 34,1% dos votos válidos no município, número praticamente igual ao da candidata Marina Silva (PSB) que o apoia agora e teve os mesmos 34,1%. Já Dilma ficou em terceiro lugar na cidade com 24% dos votos válidos. Os dois lutam para garantir uma boa votação no segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 860 mil eleitores. 
 
Diante deste quadro acirrado, o Ótimo ouviu algumas das principais lideranças políticas da cidade que revelaram estar divididas entre o representante tucano e a petista. No entanto, cada um deles defendeu o seu ponto de vista e as justificativas pelas escolhas realizadas, além das observações que destinam aos eleitores.
 
Votam e defendem Dilma
 
Sebastião Almeida (PT), prefeito de Guarulhos 
 
“A presidenta Dilma Rousseff é uma herdeira das políticas sociais e econômicas implementadas pelo ex-presidente Lula. Graças ao Lula e a Dilma, tivemos investimentos importantes em áreas como Saneamento Básico, Mobilidade Urbana, Habitação, Saúde, Educação e infraestrutura urbana, que transformaram a cidade ao longo da última década. Uma prova dessa atenção especial ao nosso município se mede pelo montante de R$ 5 bilhões em recursos federais que recebemos atualmente do Governo Federal. Espero que nossa população saiba reconhecer esse tratamento especial que tivemos desde 2002 com Lula e saiba definir entre o certo e o duvidoso na hora de escolher seu candidato no próximo domingo”.
 
 
Samuel Vasconcelos, líder do PT 
 
“Primeiro porque é a única opção para o Brasil continuar no rumo certo e segundo porque é uma presidenta que tem olhado com muito carinho para a cidade de Guarulhos. Basta olhar os investimentos realizados pelo Governo Federal em nossa cidade. Tem que olhar para a cidade e para o Brasil, além de comparar o governo do PSDB e o que tem sido o do PT para nossa nação”.
 
Eduardo Barreto, vereador do PCdoB 
 
“Destaco principalmente a questão de Guarulhos ser uma cidade formada por uma população que em sua grande totalidade possui média salarial de 5 salários mínimos e com bairros muitos numerosos com grandes extensões de obras. Percebemos o esforço do Governo Federal nesses últimos anos com investimentos do PAC e mobilidade urbana, portanto acredito que dar continuidade em um projeto como esse é muito importante para uma cidade que tem muito a se desenvolver”.
 
Josinaldo Barros, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos 
 
“O eleitor deve votar na Dilma (Rousseff) porque é a continuação de um governo que ajudou socioeconomicamente com políticas públicas melhorando a vida do povo brasileiro em todos os meios. Ou seja, na geração de empregos, principalmente no Nordeste, e valorização do salário mínimo, na redução muito grande da mortalidade infantil, no combate a fome e vários outros aspectos que favorecem a candidatura de Dilma. Acredito que tudo isso são coisas que devemos valorizar”.
 
 
 
Votam e defendem Aécio Neves
 
Carlos Roberto, deputado federal em suplência pelo PSDB
 
“Aécio é o melhor para Guarulhos porque à medida que ele conseguir retomar a confiança dos investidores, a partir de programas que tenham começo, meio e fim – isso se chama previsibilidade – , todos irão ganhar. A indústria poderá voltar a produzir e gerar empregos mais qualificados. Vamos investir na formação de mão-de-obra qualificada não apenas para gerar empregos para aparecer bem nas estatísticas, mas principalmente para garantir uma melhor remuneração dos trabalhadores. Isso é geração de renda. Isso faz com que a economia se aqueça, gere consumo. É a tal da cadeia produtiva girando para o lado certo. Esse é o Brasil que queremos e temos certeza que o único caminho possível hoje é com a eleição de Aécio Neves presidente no próximo domingo”.  
 
 
Geraldo Celestino, líder do PSDB 
 
 “Defendo o Aécio (Neves) porque é o candidato mais bem preparado e aquele que une o Brasil do Oiapoque ao Chuí. Ele tem mais capacidade e o Brasil precisa de mudanças. Hoje o governo Dilma (Rousseff) representa o atraso e a desindustrialização do País. Inclusive já começou o desemprego nas indústrias da nossa cidade e por isso que eu peço o voto para o Aécio”.
 
 
Gileno, vereador do PSL e deputado estadual eleito 
 
 “A coligação (Projeto Vitória) escolheu o Aécio e vamos seguir a sugestão. A gente vê que a população vem analisando o PT que já está no terceiro mandato no Governo Federal e sentimos que a população quer mudanças. Por isso, a gente vai apoiar e votar no Aécio”. 
 
 
Alexandre Zeitune, coordenador da Rede de Sustentabilidade em Guarulhos 
 
“Nossa candidata Marina Silva (PSB) – terceira colocada no primeiro turno – se colocou em votação direta contra o continuísmo do PT e o seu rompimento, principalmente depois de uma proposta que tenha alguns eixos como a sustentabilidade e a não reeleição. Depois do Aécio colocar estes pontos na sua proposta de governo, ela se declarou a favor dele. E nossa orientação é o voto em Aécio Neves”.

Posso ajudar?