Duas pessoas foram presas acusadas de agredirem Guardas Civis Municipais durante confusão causada por protesto em frente à Câmara Municipal na manhã deste sábado em Guarulhos e conduzidas para o 1º Distrito Policial pela própria GCM. Políticos ligados ao PT, como deputado estadual Alencar Santana, foram até a delegacia para tentar intervir em favor dos presos.
O protesto teve início por volta das 10h por um pequeno grupo, ligado ao PT, que gritava palavras de ordem contra a presença dos deputados federais Eduardo Bolsonaro e Marcos Feliciano, em encontro do PSC, realizado no plenário da Casa.
Houve um princípio de tumulto, quando o grupo partiu para cima dos GCMs que protegiam o prédio público. Enquanto os manifestantes atiravam pedras contra os guardas, eles revidaram com spray de pimenta, com o objetivo de dispersá-los. Houve correria e algumas pessoas feridas.
Entre os manifestantes, estavam integrantes e lideranças do PT como a ex-deputada federal Janete Pietá, que foi fotografada em frente à Câmara junto ao grupo e outras lideranças do partido.
Mais confusão
Depois dos protestos na Câmara, diversos políticos do PT, incluindo o deputado estadual Alencar Santana, foram até o 1º DP, segundo o GuarulhosWeb, apurou para tentar a libertação dos dois presos, que seriam integrantes do partido. Há informações não confirmadas que até o prefeito Sebastião Almeida, junto a assessores e outros parlamentares, também foi à delegacia para intervir no sentido de não ser lavrado qualquer Boletim de Ocorrência. Mesmo assim, os dois homens foram presos em flagrante e tiveram uma fiança estipulada em R$ 2 mil cada para serem soltos.
Em vídeo obtido pelo GuarulhosWeb, Alencar é visto dentro do 1º DP se dirigindo aos GCMs de forma intimidatória.