Cidades

Lideranças falam sobre suas expectativas em relação ao futuro de Guarulhos

William Paneque,presidente da ACE-Guarulhos
 
– O que Guarulhos precisa para voltar a evoluir?
O primeiro passo foi dado nas últimas eleições. O povo da cidade mostrou que não quer mais esse modelo de gestão que levou Guarulhos ao fundo do poço financeiro e ético. Agora é torcer para que o novo prefeito consiga estancar a grave crise e ajudar. Acredito que Guti e fará uma administração aberta à ajuda de várias pessoas que amam a cidade e querem trabalhar de verdade. Pelo bem de todos.
 
– Qual é a expectativa em relação do novo prefeito?
"É a melhor possível. Guti representa uma mudança de paradigmas na política pública que pode fazer muito bem para a nossa cidade. Acredito que não será fácil, mas que ele conseguirá implantar o plano de governo de forma a fazer a cidade voltar a crescer.
 
 
– Quais expectativas estão voltadas para esta nova gestão para o setor empresarial?
Também são boas. Estamos tomando novos rumos tanto em nível nacional quanto municipal. Uma série de medidas equivocadas levaram o País – e Guarulhos – a uma crise sem precedentes. Mas o novo prefeito já sinalizou que vai tomar medidas para melhorar o ambiente de negócios da cidade. Uma delas foi a escolha do ex-presidente da ACE, Jorge Taiar, para comandar uma secretaria importante. Isso, inclusive, demonstra a força da entidade neste esforço conjunto para reerguer a cidade, já que o próprio vice-prefeito, Alexandre Zeitune, também é egresso da Associação Comercial (foi diretor durante o mandato de Luis Roberto Mesquita).
 
 
Maurício Colin, diretor titular do CIESP Guarulhos
 
O que Guarulhos precisa para voltar a evoluir?
As mudanças não são um problema exclusivamente local. Claro que precisamos melhorar nossas políticas para atrair novas indústrias, inová-las e melhorar a infraestrutura logística, temos ótima localização, mas precisamos melhorar a infraestrutura para utilizá-la. E entenda, a crise é nacional, há a necessidade de reformas e a população de Guarulhos tem que cobrar seus representantes, pressionando para que as reformas aconteçam e também cobrar que haja redução nos juros, o que pode alavancar o mercado.
 
Qual é a expectativa em relação do novo prefeito?
Ótima. Ele é jovem e estar querendo mudanças. Está se comprometendo com a população, com as entidades representativas de nossa cidade, e tem procurado manter suas ações pautadas em nas promessas de campanha.
 
Quais expectativas estão voltadas para esta nova gestão para o setor industrial?
O novo prefeito, junto com sua equipe, atendeu a todos os convites que o CIESP Guarulhos fez para debater onde poderíamos participar e ajudar em seu governo. As reuniões foram muitíssimo produtivas e na oportunidade ele se comprometeu a estudar em conjunto o Plano Diretor. Também aceitou estudar nossa proposta de termos no futuro um Orçamento Participativo para a indústria. Se comprometeu na implantação do Via Rápida e se colocou aberto a nos receber para discutir qualquer proposta que alavanque ou atraia indústrias para a nossa cidade. O precisamos é de indústrias que gere impostos para a cidade, que aumente a media salarial da população. Todos os setores são importantes, mas precisamos olhar com carinho se não estamos trazendo empresas que geram pouca renda à população e ao governo. Esta também é uma forma de melhorar o desenvolvimento para toda a sociedade de Guarulhos.
 
 
Dom Edmilson Caetano, bispo diocesano de Guarulhos
 
O que Guarulhos precisa para voltar a evoluir?
Sem dúvida faz-se necessária uma boa articulação e convivência com os governos estadual e federal. A administração e progresso de uma cidade devem estar acima de lutas partidárias.A melhoria do atendimento na saúde é urgentíssima. O problema não é falta de locais, de instrumentos ou até mesmo de profissionais. Estas estruturas precisam estar funcionando. Estou há quase três anos em Guarulhos. Temos UPAs prontas e que não estão abertas, como a do Jardim Paulista (salvo o fato de que que tenha sido aberta nestes dias e eu não esteja sabendo). A segurança é outra coisa importante. Precisamos de coisas básicas como a iluminação das vias públicas. Guarulhos é um centro empresarial e industrial. Precisamos de políticas que favoreçam abertura de novos postos de trabalho. Estas são apenas algumas coisas que me vêm em mente agora.
 
Qual é a expectativa em relação do novo prefeito?
Espero que viva com entusiasmo o seu ardor e ideal juvenil. Que ele tenha coragem de lutar contra estruturas que possam viciar na corrupção. Sem dúvida, um prefeito uma cidade do tamanho de Guarulhos não pode fazer algo sozinho. Espero que ele escolha secretários competentes e que esta escolha esteja isenta de favoritismos (troca de favores). Que os secretários, além da competência profissional, conheçam a realidade da cidade. Na visita que ele me fez durante a pré candidatura, disse a ele que a cidade não pode simplesmente ser administrada a partir do Paço Municipal do Bom Clima. É preciso descentralizar para ouvir o povo e sentir as reais necessidades. É preciso criar sub prefeituras ou algo similar com a devida autonomia para uma administração eficaz das regiões da cidade.
 
Pedro Zanotti, presidente do Stap (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Municipal)
 
O que Guarulhos precisa para voltar a evoluir?
Precisa unir as forças políticas, econômicas e sociais em torno de um projeto desenvolvimentista, que valorize a produção, a empresa nacional e os serviços públicos.
 
Qual é a expectativa em relação do novo prefeito?
Que cumpra os compromissos assumidos na campanha, seja democrático e ouça os setores organizados, incluindo, claro, o Sindicato dos Servidores.
 
Quais expectativas estão voltadas para esta nova gestão?
Retomar a vocação industrial de Guarulhos, investir em infraestrutura, atrair empresas de tecnologia limpa; ouvir os Sindicatos de trabalhadores, e não só o patronato.
 
 
Alexandre de Sá, presidente da subseção Guarulhos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
 
O que Guarulhos precisa para voltar a evoluir?
Para Guarulhos voltar a crescer e ocupar o espaço de destaque que merece, se faz necessário contar com o trabalho e a dedicação de cada trabalhador, profissional liberal e empreendedor, pois não há crescimento, nem desenvolvimento econômico e social sem o esforço e trabalho. Incumbirá ao novo prefeito capitanear essa mudança, com o apoio de todas as lideranças municipais. Tenho ótimas expectativas em relação ao novo momento pelo qual passa a cidade, pois toda mudança vem acompanhada de uma forte dose de motivação, e para manter esse movimento virtuoso, o novo prefeito precisa mostrar que suas escolhas são e serão pautadas em projetos que beneficiem a comunidade, começando pela escolha de seu secretariado e demais assessores, pautando essa escolha em critérios técnicos a partir da capacidade de cada novo gestor, não se deixando levar, exclusivamente, por compromissos políticos.
 
Qual é a expectativa em relação do novo prefeito?
Além da necessária redução das despesas, o novo prefeito deverá estar atento à geração de riquezas, o que passará pelo fortalecimento da indústria, do comércio e dos serviços, pois sem esse tipo de preocupação, não geraremos empregos e tributos suficientes para melhorar as condições de vida do guarulhense. As mudanças e escolhas serão imediatas, mas todos devem saber que as escolhas mais corretas vão produzir efeitos no médio e no longo prazo, e para tanto devemos ter paciência e estar dispostos a contribuir, mesmo que isso signifique algum tipo de sacrifício. Desejo, nesta data tão especial para Guarulhos, mais do que parabenizar pelos anos que já se passaram, conclamar a cada cidadão que aqui reside ou trabalha, e se identifica com essa terra maravilhosa, que a trate com mais carinho, que não meça esforços para melhorar a segurança, a saúde, a educação e a vida de milhares de pessoas carentes que aqui vivem, realizando os ideais de união e fraternidade.
 

Posso ajudar?