Apesar de aceitar a realização do Carnaval em Guarulhos em apenas dois dias, como confirmou nesta quinta-feira a Secretaria Municipal de Cultura, a Liga Independente das Escolas e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg) pretende ainda, em uma reunião marcada para esta sexta-feira, defender que os desfiles ocorram no domingo, dia 7, e segunda-feira, dia 8, abrindo a possibilidade para que mais sambistas guarulhenses possam participar, já que muitos participam da festa no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, onde as apresentações de escolas do primeiro grupo ocorrem na sexta-feira e sábado. .
No entanto, oficialmente, a Secretaria de Cultural marcou as festividade para o sábado, dia 6, e domingo, dia 7. A Liesg informou ao GuarulhosWeb que concordou com a redução do carnaval. “Entendemos o momento do País, mas é fundamental para os sambistas da cidade, para a cultura da cidade que aconteça o carnaval, até mesmo em respeito a todo o trabalho que as entidades desenvolvem durante o ano”.
Nos desfiles deste ano, devem participar do Carnaval de Guarulhos 11 escolas de samba, dois grupos de afoxé e 4 blocos. A organização espera receber cerca de 20 mil pessoas por dia e contará com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Transportes e Trânsito, Defesa Civil, Secretaria de Obras, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Cultura e Secretaria de Serviços Públicos.
A estrutura deve ser a mesma do ano anterior contando com: arquibancadas, sonorização, iluminação, banheiro químico, gerador de energia e tenda de apoio. Segundo a Secretaria o valor gasto com o evento este ano ainda não foi fechado.
O evento acontecerá na Rua Joaquina de Jesus, no Taboão. O acesso do público será gratuito e contará com a segurança da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Os blocos de rua ainda não estão confirmados.