Cidades

Ligação de Arujá e Guarulhos será por avenidas marginais

Primeiros projeto para as obras devem ser apresentados em 15 dias

As prefeituras de Arujá e Guarulhos apresentarão em 15 dias projetos de canalização do córrego Baquirivu-Guaçu para implantação de avenidas marginais que farão a ligação entre as duas cidades. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano afirma que os projetos serão entregues para ligar a avenida Mário Covas, em Arujá, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ainda não há previsão de custos, prazo de entrega, número de veículos que trafegarão pelas vias e número de desapropriados.

O acordo aconteceu após reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), ontem, em Arujá. De acordo com o prefeito Sebastião Almeida (PT), o traçado da nova avenida sairá de Arujá até a avenida Jamil João Zarif, na entrada do Haroldo Veloso, sempre em contorno ao rio. A proposta é criar uma alternativa à rodovia Presidente Dutra. A obra contemplará o desassoreamento do rio, diminuindo as chances de enchentes no Baquirivu.

No final de 1997, quando a avenida Mário Covas foi construída, já estava prevista a continuação em Guarulhos, mas a obra não teve prosseguimento porque a Prefeitura de Guarulhos não tinha a documentação necessária.

O prefeito confirma que a obra trará desapropriações, mas ainda não é possível precisar o número. "Tem pessoas simples que construíram ao lado do Baquirivu e empresas que avançaram para próximo das margens do rio. A nova ligação impedirá essas construções irregulares", explica. (WA)

Posso ajudar?