A ligação do trecho norte do Rodoanel com o Aeroporto Internacional de Guarulhos acontecerá pelos bairros Haroldo Veloso e Cidade Seródio. A área pertence à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que deve emitir parecer à Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa).
O HOJE teve acesso ao mapa utlizado pela Dersa para construir o Rodoanel. A licença prévia emitida pelo Conselho de Estado do Meio Ambiente (Consema) vai até a parte de trás do 31º Batalhão da Polícia Militar, no Haroldo Veloso. O traçado até o aeroporto será definido pela Infraero, mas deve passar pelo meio dos dois bairros.
Em entrevistas recentes, o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), afirmou que a cidade não aceitará novas desapropriações para a ligação. Contudo, o secretário municipal de Assuntos Aeroportuários, Miguel Choueiri, diz que a proposta pelos dois bairros foi a melhor apresentada pela Dersa. "Trouxeram três trajetos e esse era o melhor", diz.
Choueiri confirma que a Prefeitura não fez sugestão de traçado da ligação e que o acordo do trajeto proposta pela Dersa coincide com o proposto pela Infraero. Na segunda-feira, o presidente da Dersa, Laurence Casagrande, afirmou que mantém negociação com a empresa federal há dois anos.
O deputado federal Carlos Roberto (PSDB), responsável pela vinda de Casagrande à ACE na segunda-feira, afirmou ontem que Guarulhos terá muitas vantagens com a obra e que espera bom senso por parte da Infraero. "Eles têm que pensar nos interesses locais. Chega de jogar contra o município", afirmou.