Do Aeroporto Internacional direto para a futura Arena do Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, chegando de trem. Esta será uma das possibilidades que os torcedores que vierem acompanhar a Copa do Mundo em 2014 terão para chegar no palco paulista do mundial de futebol.
O HOJE conseguiu a informação dois dias após o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, garantir ao deputado federal Carlos Roberto (PSDB) que o governo estadual estendera, por mais três quilômetros, o Trem de Guarulhos. A intenção com isso é criar também linhas de ônibus especiais para interligar o aeroporto com as regiões hoteleiras da Capital e uma linha férrea até a futura casa do Timão.
"Com a extensão do Trem de Guarulhos até o Aeroporto Internacional de Cumbica haverá uma ligação por via férrea até o estádio do Corinthians, que receberá os jogos da Copa, já que haverá conexão com o Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na estação Brás", disse o deputado que vem acompanhando de perto todo o projeto da extensão do Trem de Guarulhos.
Carlos Roberto disse também que o tempo para a realização das obras é curto, mas acredita que seja possível estar tudo finalizado até 2014. "O projeto completo será divulgado em breve pelo governador Geraldo Alckmin. Sabemos que o tempo é curto, mas esperamos que seja possível viabilizar a ligação antes de 2014. Aliás, a extensão do Trem de Guarulhos até o Aeroporto – além de beneficiar os funcionários do Aeroporto e guarulhenses na ligação com o metrô de São Paulo – possibilitará que os passageiros também cheguem à Capital", acrescentou o representante do legislativo federal.
O deputado tucano confirmou também a possibilidade da ligação entre o Aeroporto e a rede hoteleira da Capital. "Além da ligação férrea, a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos também já deve estar planejando opções de transportes direto, ligando o Aeroporto e a rede de hoteleira ao estádio, localizado em Itaquera. " Esperamos também que o Governo Federal faça sua parte, agilizando a ligação do Aeroporto à avenida Jacu-Pêssego, conforme já foi anunciado pela prefeitura local. Essa nova avenida pode facilitar o acesso ao estádio paulistano", concluiu.
EMTU diz que pretende finalizar projeto em breve
O HOJE entrou em contato com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para saber mais detalhes sobre a futura ligação Aeroporto-Estádio e também a rede hoteleira. A empresa confirmou que está realizando os estudos necessários para as obras e que os projetos ainda estão em fase inicial.
No entanto, a EMTU informou que, mesmo em fase inicial, os projetos estão em ritmo acelerado e que o Governo Estadual pretende anunciar as benfeitoras o quanto antes.