O Paris Saint-Germain conquistou, neste domingo, o Campeonato Francês pela oitava vez em sua história, poucas horas antes de jogar contra o Monaco, pela 33ª rodada, graças a um empate sem gols entre o Lille, segundo colocado, e o Toulouse.
O Lille precisava vencer os seis jogos que restavam até o fim do campeonato e que o PSG, ainda ferido pelo fracasso na Liga dos Campeões, ao ser eliminado pelo Manchester United nas oitavas de final, perdesse todos para poder arrebatar o título.
O Lille está agora 16 pontos atrás do líder e tem cinco jogos para disputar, o que lhe daria no máximo 15 pontos, insuficientes para alcançar o título.
O empate do Lille em Toulouse, contra o décimo quinto classificado, portanto, garante o segundo título nacional consecutivo da equipe parisiense e o sexto nas últimas sete temporadas. O Monaco quebrou a sequência na temporada 2016-2017. No sábado que vem, o PSG busca outra taça, ao disputar a final da Copa da França contra o Rennes.
O técnico Thomas Tuchel ganha o título em sua primeira temporada na equipe, após um percurso complicado especialmente pelas lesões de jogadores importantes, especialmente Neymar e Edinson Cavani.
O Lille chegou a fazer um gol em Toulouse, aos 19 minutos do segundo tempo, com o brasileiro Thiago Mendes. Mas o lance foi revisto pelo VAR e foi anulado.