Cidades

Liminar suspende por cinco dias aumento das tarifas de ônibus em Guarulhos

A Justiça acaba de suspender por cinco dias o reajuste das tarifas de ônibus a partir da 0h desta sexta-feira, dia 30. As passagem foram de R$ 3,80 para R$ 4,50 nesta quinta-feira, por uma decisão do prefeito Sebastião Almeida (PT) publicada no Diário Oficial de quarta-feira.  

O Ministério Público, em Guarulhos, se manifestou pelo indeferimento da liminar solicitada em uma ação popular movida por parlamentares do PT de Guarulhos, por entender que não é uma decisão possível durante o plantão judicial.  Desta forma, o juiz de plantão acatou parcialmente o pedido suspendendo por cinco dias para que as empresas informem os passageiros sobre o novo valor, o que não havia ocorrido, "garantindo-se a necessária publicidade do ato". 

Desta forma, o aumento que está em vigor nesta quinta-feira será suspenso por cinco dias a partir de sexta-feira, dia 30, à 0h. Assim, caso nenhuma outra decisão ocorra neste período, os novos valores serão cobrados a partir do dia 4 de janeiro, próxima quinta-feira. 

O prefeito eleito Guti (PSB) já se manifestou na quarta-feira que o reajuste foi concedido por Almeida e que ele irá, já no primeiro dia de seu mandato, se reunir com o secretário municipal de Transportes e Trânsito para analisar as planilhas de custos apresentadas pelas empresas. 

A Ação Popular indeferida pela Justiça foi movida pela bancada do PT, mesmo partido do prefeito Almeida, composta pelos vereadores Marcelo Seminaldo, Edmilson Souza, Marisa de Sá e pelo deputado estadual Alencar Santana. Na quarta-feira, o diretório municipal do PT havia se manifestado contrariamente à decisão tomada pelo companheiro de partido, que tanto foi apoiado por eles ao longo dos últimos anos. 

Posso ajudar?