Cidades

Limpeza de córregos em Guarulhos aumenta capacidade de vazão do rio Tietê

Desassoreamento no Baqurivu de Cima é citado em relatório do Estado

A limpeza dos córregos e afluentes no município tem proporcionado grandes benefícios para o rio Tietê, principalmente provocando um aumento significativo na capacidade de dar vazão às enchentes. Segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, somente no ano passado foram retirados 3,3 milhões de m³ de sedimentos do rio – Guarulhos tem participação com o desassoreamento do rio Cabuçu de Cima, desde 2004.

Além das obras de desassoreamento, a construção de reservatórios de contenção de cheias (piscinões) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) aumentará em 2,7 milhões de m³ a capacidade de armazenamento contra enchentes até 2014. Em Guarulhos, os dois piscinões estão em fase de licitação um no Córrego dos Cubas e dos Japoneses e outro na Foz do Tietê.

A limpeza dos córregos e afluentes tem sido desenvolvida pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), com o objetivo de manter a capacidade de acumulação dos piscinões, contribuindo para minimizar o risco de inundações e garantir as condições operacionais do sistema, que beneficia toda a região.

Além de Guarulhos, outros rios e córregos da RMSP contribuem para a melhoria do Tietê, como o córrego Juqueri (Mariporã), córrego Carapicuíba e Rio Cotia (Osasco, Carapibuiba, Cotia, Jandira e Barueri), Rio Baquirivu-Guaçu e Córrego Três Pontes (Alto Tietê).

Posso ajudar?