Se o empate em 1 a 1 com o San Lorenzo na quarta-feira passada em Porto Alegre foi considerado um mau resultado para o Grêmio, placar idêntico nesta terça-feira em Buenos Aires foi motivo de muita comemoração. O time gaúcho, afinal, foi dominado o jogo todo, criou muito pouco, mas foi salvo por um gol do adolescente Lincoln, de 17 anos, aos 44 minutos do segundo tempo.
Com o empate, o Grêmio tem cinco pontos no Grupo 6 da Libertadores, atrás do Toluca, que já soma sete. A equipe mexicana só joga pela quarta rodada daqui a três semanas, recebendo a LDU, que, assim como o San Lorenzo, tem três pontos. O Grêmio só volta a jogar pela Libertadores em 13 de abril, contra a LDU, em Quito. Depois, fecha a primeira fase em casa contra o Toluca.
O JOGO – Sem poder contar com os xarás Wallace Oliveira e Walace, Roger Machado optou por improvisar Ramiro na lateral-direita e escalar Edinho como primeiro volante. Nem deu tempo de a equipe se entrosar e, logo aos 2 minutos, Marcelo Oliveira chegou atrasado na bola e cometeu pênalti sobre Belluschi. Néstor Ortigoza bateu muito bem, no ângulo, e abriu o placar.
Mal o jogo havia começado e o Grêmio já precisava correr atrás de reverter o resultado. Por pouco o gol do empate não veio aos 6 minutos, quando Douglas cobrou escanteio, a bola foi desviada no primeiro pau e sobrou para Pedro Geromel no segundo poste. O zagueiro tentou de carrinho, mas mandou para fora.
O Grêmio, entretanto, tinha poucas oportunidades de chegar à área adversária. O San Lorenzo fazia marcação homem à homem e, com a bola, era mais perigoso. Marcelo Grohe fez duas ótimas defesas, mas o herói foi mesmo Pedro Geromel, que tirou duas em cima da linha, a segunda delas aos 44 do segundo tempo, em lance incrível, que antes teve bola no travessão.
Roger Machado demorou a mexer e o segundo tempo continuou como o primeiro: com o Grêmio absolutamente apagado. O meio-campo que não funcionou, com Giuliano e Douglas, foi inteiramente trocado só aos 19 minutos, para as entradas de Lincoln e Bobô.
E foram exatamente os dois que garantiram o empate. Já quase no fim, aos 44 minutos, Everton cruzou da linha de fundo, Bobô brigou pela bola e deixou a sobra com Lincoln. O chute foi fraco, mas saiu do alcance do goleiro. Foi o segundo gol seguido do adolescente de 17 anos, que já havia marcado no triunfo sobre o Cruzeiro-RS, sábado, pelo Gaúcho.
FICHA TÉCNICA:
SAN LORENZO 1 X 1 GRÊMIO
SAN LORENZO – Torrico; Buffarini, Angeleri, Caruzzo e Emanuel Más; Mussis (Blandi), Néstor Ortigoza, Sebastián Blanco (Romagnoli), Fernando Belluschi e Cerutti; Cauteruccio (Mauro Matos). Técnico – Pablo Guede.
GRÊMIO – Marcelo Grohe; Ramiro, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano (Lincoln) e Douglas (Bobô); Everton e Luan (Pedro Rocha); Técnico – Roger Machado.
GOLS – Néstor Ortigoza, de pênalti, aos 3 minutos do primeiro tempo; Lincoln, aos 44 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Andrés Cunha (Uruguai).
CARTÕES AMARELOS – Néstor Ortigoza (San Lorenzo), Maicon e Marcelo Oliveira (Grêmio).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (Argentina).