Serviços

Linha Branca que ligará Guarulhos a Vila Prudente é prometida para 2019

A linha é projetada em metrô convencional (subterrâneo) e permitirá que os guarulhenses se desloquem para importantes bairros da capital

A tão prometida linha de metrô que chegará a Guarulhos deverá ser concluída até 2019. O edital para qualificar empresas que farão a obra da linha 15-Branca (Vila Prudente-Dutra) foi publicado na semana passada e é apenas o início de todo o processo que envolve a construção.

Após a publicação do edital, ocorrerá a fase de pré-qualificação onde as propostas das empresas interessadas deverão ser apresentadas em aproximadamente 40 dias. O próximo passo será a análise das propostas e a divulgação da empresa vencedora.

A expectativa do Metrô é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2013. No entanto o primeiro trecho a ser entregue, com 4,6 km, terá quatro estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa) e deverá ficar pronto em 2017. Já a segunda etapa, com 8,7 km e oito estações (Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra), tem previsão de entrega para 2019.

Ao todo a linha terá 12 estações e 13 km de extensão, com expectativa de transportar mais de 900 mil pessoas diariamente. Além disso, a Linha Branca terá conexão com a Linha 3 – Vermelha, com a CPTM e será um prolongamento da Linha 2 – Verde. Além da Linha Branca, os guarulhenses aguardam, também, a construção da Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao Campo Belo, na capital paulista. No início de agosto, o Governo do Estado abriu licitação para contratar o projeto funcional. O plano contará com 28 estações distribuídas em 26,3 km de extensão.

A linha é projetada em metrô convencional (subterrâneo) e permitirá que os guarulhenses se desloquem para importantes bairros da capital, como Campo Belo, Brooklin e Itaim Bibi, além de fazer integrações com outras linhas do metrô.

Posso ajudar?