Variedades

Literatura – O misterioso homem verde que só Molly consegue ver

Esta enternecedora fábula sobre amor, perda e superação vai encantar leitores de todas as idades

Sally Nichols, uma das autoras infanto-juvenis mais festejadas da atualidade, lança ‘A Menina que Conversava com o Verão, pela editora Geração. As histórias retratam com peculiar e comovente encanto o universo rico e imaginativo das crianças.

"O mundo é um lugar estranho e maravilhoso", dizia a mãe de Molly antes de morrer aos 39 anos, vítima de um aneurisma. Após essa fatalidade, tudo muda para Molly e sua irmã, Hannah. As duas meninas são mandadas pelo pai para morar com os avós numa pequena cidade do interior. A escola, onde precisam ir a pé, tem apenas dez crianças e as duas irmãs não sabem se o pai algum dia virá buscá-las.

Hannah, a irmã mais velha, sofre mais profundamente a perda da mãe e reage à mesma com agressividade contra todos à sua volta. Molly encontra refúgio dos conflitos familiares em seu mundo de fantasia.

Aos 9 anos de idade, Molly é uma menina inteligente e intuitiva. "Gostaria de viver dentro de um livro", diz ela. "O mundo funciona melhor dentro de um livro. Se você vai a um piquenique, o sol sempre brilha. Se alguma coisa é roubada, você pode desvendar o crime apenas pensando muito. Se alguém está para morrer, basta ligar que a emergência salvará a pessoa. É sempre óbvio quem é bom e quem é mau e as crianças podem ser detetives de fama mundial com apenas dez anos de idade."

Certa noite, Hannah decide fugir, e obriga a irmã a ir com ela. Em meio a uma forte tempestade, Molly vê um homem perseguido por uma matilha de cães e por um caçador com chifres. No dia seguinte, na coluna de uma velha igreja, Molly vê o rosto esculpido de um homem, e percebe, estarrecida, que é o mesmo homem que ela viu sendo caçado horas antes!

Num celeiro, ela volta a encontrar o Homem Verde, ou Rei Carvalho. Embora muito ferido e debilitado, existe algo de mágico nele. A grama cresce à sua volta e árvores brotam sob o seu toque.

Quem é o misterioso homem que somente Molly vê? Será produto da imaginação dela? Ou será um deus muito antigo, ligado ao ciclo de morte e renascimento da terra, que morre no inverno e renasce na primavera, como diz a srta. Shelley, professora de Molly? Se o Homem Verde tem poder para devolver vida às plantas, pensa Molly cheia de esperança, não poderia também fazer a mãe dela retornar à vida?

Contudo, Molly não demora a perceber que corre grave perigo, e que o cruel Rei Azevinho, caçador do Rei Carvalho, não tardará em caçar a menina também…

Esta enternecedora fábula sobre amor, perda e superação, em que o estado da alma dos personagens se confunde com as estações do ano – como se o humor das pessoas variasse conforme o humor da Natureza – vai encantar leitores de todas as idades.

Posso ajudar?