Educação

Livro com linguagem erótica é distribuído a escolas da rede estadual

O conto "Obscenidades para uma dona de casa", de autoria de Ignácio de Loyola Brandão, está em livro selecionado em escolas da rede pública estadual

Livros com textos eróticos estão sendo distribuídos aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual. Os exemplares do livro "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século", seleção de Ítalo Moriconi, Editora Objetiva, foram entregues na última segunda-feira.

A denúncia foi feita pelo funcionário público Valdeci Pereira Ozório, 48 anos, que pretende levar a questão ao Ministério Público. Ele conta que se deparou com os textos apontados pelas filhas, de 13 e 16 anos, ambas matriculadas na Escola Estadual Cidade Soimco II, em Cumbica. "Quando cheguei do trabalho e li o que minhas filhas mostraram, nem consegui descansar. Fiquei indignado", disse.

O conto "Obscenidades para uma dona de casa", de autoria de Ignácio de Loyola Brandão, tem trechos que descrevem cenas de sexo entre as páginas 472 e 477. Na opinião de Ozório, o conteúdo não é adequado para os alunos, que ainda não atingiram a maioridade. "É um absurdo, pois trata-se de conteúdo adulto. Não sei que tipo de educação está sendo aplicada na escola", ressaltou o funcionário público, que ainda afirmou, "vou denunciar ao Ministério Público".

O material foi entregue em uma caixa, identificada com a sigla da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e com o brasão do Governo do Estado de São Paulo, acompanhado de outros dois livros, Casas de Bonecas, de Henrik IIbsen, e Canto Geral, de Pablo Neruda. Todos os volumes também levam o selo da Secretaria Estadual da Educação

Luis Antonio de Assis, 44, também funcionário público, disse que os filhos não receberam o livro, que só chegou aos alunos do terceiro ano, entretanto, diz que o conteúdo certamente será repercutido entre todos os alunos da escola. "Os alunos estão aprendendo na escola o que se aprende na rua e de maneira errada", contestou Assis, que tem seus filhos matriculados na Escola Estadual Érico Veríssimo, em Itapegica.

Defesa – Questionada, a Secretaria Estadual da Educação, por meio de sua assessoria de comunicação, disse que o livro Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século faz parte do Programa Apoio ao Saber que destina, desde 2008, três títulos literários aos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, e alegou que se trata de uma coletânea consagrada que reúne autores significativos do século XX, entre os quais, Machado de Assis e Clarice Lispector, escritores frequentemente utilizados em exames vestibulares.

Clique duas vezes na imagem abaixo para visualizar o texto.

 

 

LEIA MAIS

Pedagogos admitem texto polêmico, mas com acompanhamento didático

 

 

Posso ajudar?