Esportes

Livro: Orlando Duarte traça um perfil do futebol desde a sua origem

"Fiz uma caminhada na vida ao redor do futebol para deixar informações para os jovens e esportistas" conta o autor

Com a cobertura de 14 Copas do Mundo no currículo, o jornalista Orlando Duarte lança na quinta-feira, 19, o livro “Pioneiros – Deus criou a bola. E o homem descobriu o que fazer com ela” (Editora Abook). A obra trata da história do futebol através do tempo e do “diário de bordo” que o repórter produziu ao longo de sua carreira. Traçando a trajetória de como uma disputa de duas pessoas por uma bola inventou o futebol, Duarte elenca as regras, fala sobre a fundação dos principais clubes do Brasil e reúne imagens e fotografias históricas do esporte.

O lançamento acontece no Museu do Futebol (Praça Charles Miller, S/N – Estádio do Pacaembu – São Paulo), em São Paulo, a partir das 19h. Entre os destaques das 165 páginas de “Pioneiros”, está a história da chegada de Charles Miller ao país e a introdução do futebol por ele; a criação da Liga paulista de Futebol; detalhes do primeiro campeonato paulista de futebol, em 1919; os clubes mais antigos do Brasil, os primeiros confrontos entre São Paulo e Rio de Janeiro, etc. Além disso, a obra conta com um histórico desde os primeiros registros do futebol, em 2600 a.C., no Vale do Rio Amarelo, China. À época, a bola usada era feita de crina de cavalo, em disputas entre agricultores com dois times de oito pessoas. De lá para cá, o esporte foi batizado como “football” somente pelos ingleses, no século XVIII.

“Fiz uma caminhada na vida ao redor do futebol para deixar informações para os jovens e esportistas. São informações que foram desprezadas, em outros livros”, comenta Duarte. De acordo com ele, o objetivo é preservar a história do esporte e de seus representantes mais importantes. Aos 80 anos de idade, Orlando Duarte já escreveu mais de vinte livros sobre a história e as regras de diversos esportes, entre os quais “História dos Esportes” e “Capas da Copa”.

Posso ajudar?